O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o grau de severidade do alerta de tempestade que tem início no domingo, 12 de outubro, em Dourados e em grande parte do Mato Grosso do Sul. Anteriormente classificado como “perigo potencial”, o aviso agora passa a ser considerado de “perigo”, com validade até o dia 13 de outubro.
De acordo com o Inmet, a partir do meio-dia de amanhã (12/10), existe a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir até 100 milímetros por dia.
Além disso, são esperados ventos fortes, com velocidades que podem variar entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo.
O alerta emitido pelo Inmet também aponta para o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e ocorrência de alagamentos em áreas urbanas.
Diante da previsão de tempestade, a Defesa Civil recomenda que a população evite buscar abrigo sob árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas.
Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos das tomadas.
Para este sábado, o Inmet prevê pancadas de chuva isoladas nos períodos da tarde e da noite, com a temperatura máxima atingindo os 35°C em Dourados.
Já no domingo (12), dia em que acontece a tradicional romaria até o Santuário Diocesano em celebração a Nossa Senhora Aparecida, a previsão é de tempo instável durante todo o dia, com temperaturas variando entre 22°C e 35°C.
A segunda-feira deverá ter um dia de sol e muitas nuvens, com os termômetros marcando mínima de 20°C e máxima de 32°C.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.