A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) descartou nesta segunda-feira (6) a existência de casos de intoxicação por metanol no município. Entretanto, a administração municipal, implementou um fluxograma de atendimento para casos suspeitos, visando preparar os profissionais de saúde para uma eventual ocorrência.
Embora Mato Grosso do Sul registre casos suspeitos em investigação, e o Brasil acompanhe um aumento nas notificações, Dourados permanece sem confirmações.
O prefeito Marçal Filho (PSDB) e o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, reforçam a importância da prevenção e alertam para o consumo consciente de bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas, como whisky, vodka e cachaça.
A prefeitura orienta que, em caso de qualquer sintoma atípico após o consumo dessas bebidas, a população procure uma unidade de saúde. Proprietários de conveniências e bares também são orientados a redobrar a atenção com a procedência das bebidas comercializadas.
“Quando envolve esse tipo de contaminação, é possível evoluir para uma complicação grave, podendo levar a cegueira ou até a morte, então é muito importante que os consumidores tenham muito cuidado nesse momento e diante de qualquer complicação a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital da Vida estão sendo organizados para poder encaminhar as medidas cabíveis”, explica o secretário.