O domingo (12) de Dia das Crianças será chuvoso em todo o Estado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso laranja, de ‘perigo’, para tempestades em todas as cidades de Mato Grosso do Sul. As temperaturas variam de 20°C a 37°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O volume acumulado de chuva pode ser de 50 mm a 100 mm no dia, ou entre 30 mm e 60 mm por hora. Além disso, o Inmet prevê ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h, raios e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e até alagamentos.
Conforme o Cemtec, o que favorece a formação de instabilidades é o avanço de uma frente fria, associado a um ciclone extratropical e ao intenso transporte de ar quente e úmido, além da presença de áreas de baixa pressão e cavados. Tudo isso cria condições favoráveis para chuvas e tempestades em grande parte do Estado.
Temperaturas
Em Campo Grande, o dia amanheceu com temperatura amena, de 26°C. A sensação térmica é de 21,2°C por volta de 6h deste domingo, segundo o Inmet. Já o Cemtec prevê mínima de 22°C e máxima de 31°C para a região da Capital, que também inclui cidades como Sidrolândia, Terenos e Jaraguari.
Na região pantaneira, a máxima não deve passar de 35°C em Corumbá, com mínima de 26°C. Aquidauana tem clima menos quente, com termômetros marcando entre 24°C e 34°C ao longo deste domingo (12). Na região sudoeste, Porto Murtinho deve registrar temperaturas entre 25°C e 37°C.
No sul de Mato Grosso do Sul, Ponta Porã tem máxima de 29°C e mínima de 21°C. Em Dourados e Anaurilândia, a mínima é a mesma, mas a máxima chega a 31°C. Já Iguatemi tem temperaturas mais amenas, entre 20°C e 27°C. Em todas essas cidades a chance de chuva é alta.
Já na região norte, Coxim tem temperaturas de 22°C a 33°C e Camapuã, entre 21°C e 30°C. Por fim, na região do bolsão, a máxima é de 33°C e as temperaturas mínimas são de 21°C em Paranaíba e 23°C em Três Lagoas.

Orientações
Confira uma lista com um resumo do que deve ser feito em caso de tempestades muito fortes:
- Jamais toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica.
- Abrigue-se em construções seguras;
- Evite permanecer em áreas abertas ou sob árvores;
- Não se proteja sob estruturas metálicas;
- Se estiver em um veículo, mantenha as janelas fechadas;
- Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada;
- Não tome banho com chuveiro elétrico durante a chuva;
- Ao ouvir trovões, procure abrigo imediatamente;
- Se não houver opção, agache-se com as mãos na nuca e os pés juntos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)