Dois casos positivos e quatro suspeitos de varíola símia, também conhecida como mpox ou “varíola dos macacos”, foram confirmados pelo Serviço Departamental de Saúde (Sedes) de Santa Cruz de La Sierra, a 650 km de Corumbá, na sexta-feira (10).
Assim, as autoridades bolivianas ativaram um plano de vigilância epidemiológica para conter um possível surto da doença, publicou o jornal El Deber.
O gerente de Epidemiologia do Sedes, Carlos Hurtado, afirma que o alerta foi emitido após equipes médicas identificarem um aumento no número de pacientes com febre e erupções cutâneas em centros de saúde do departamento. “Intensificamos a vigilância epidemiológica em nosso departamento. Em hospitais, centros de saúde e centros de previdência social, detectamos casos positivos e suspeitos de varíola símia. Este é um evento de saúde pública de importância internacional que pode levar a epidemias”, disse.
Hurtado ainda orientou a população para agir com responsabilidade diante do ressurgimento da doença, que apresenta alto potencial de transmissão por contato direto. “É uma doença semelhante a uma erupção cutânea. Se você apresentar quaisquer sinais ou sintomas, procure um centro de saúde imediatamente”, recomendou.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.