Fazer a declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) é um desafio para muita gente e, apesar do serviço de elaboração do documento não ser uma atividade que deve ser exercida apenas por contadores, muitos contribuintes contratam o serviço desses profissionais.
No entanto, alguns cuidados são fundamentais para evitar cair nas mãos de falsos contadores ou profissionais que agem de má-fé. No ano passado, uma empresária de Campo Grande descobriu dívida de mais de R$ 1,5 milhão ao levar um golpe do próprio contador.
Durante 7 anos, a assessoria contábil contratada não teria pago os impostos devidos, mesmo tendo recebido o dinheiro para tal finalidade. Apesar de ser técnico em contabilidade, ele estava com seu registro profissional cassado desde dezembro de 2021.
Pensando nesse tipo de situação, o Midiamax separou algumas orientações, com ajuda do CRCMS (Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul).
Como evitar fraudes
“O serviço de elaboração da declaração do Imposto de Renda de uma pessoa física não é uma prerrogativa exclusiva de contadores. Outros profissionais e o próprio declarante podem executá-lo. Mas, é aconselhável que o contribuinte procure um profissional da Contabilidade regular porque ele tem o conhecimento e a experiência necessários para ajudar”, pontua o presidente do CRCMS, Otacílio dos Santos Nunes.
Em Mato Grosso do Sul, se o contribuinte optar por contratar um profissional contábil, basta acessar o site do Conselho, www.crcms.org.br, fazer uma consulta cadastral e descobrir se o profissional está devidamente registrado no CRCMS.
Para isso, basta solicitar a carteira de identidade do contador e procurar no site o Certificado de Habilitação Profissional, clique aqui.
Esse recurso ajuda a diminuir o risco de contratar serviços de pessoas que vendem serviços como contadores, mesmo não sendo registrados.
Para saber se o profissional que vai elaborar a declaração do Imposto de Renda está atualizado com as mudanças nas leis e regulamentações fiscais da Receita Federal, o representante ainda aponta que o Conselho tem uma ferramenta de capacitação.
“O Sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade) oferece capacitações continuamente aos profissionais através do Programa de Educação Profissional Continuada, presencialmente e/ou online”, detalha.
“Nossa recomendação é que o contribuinte converse com o profissional que deseja contratar para esclarecer dúvidas, possíveis problemas ou quaisquer questionamentos durante a elaboração de sua declaração”, completa o contador.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.