No início da tarde desta quinta-feira (8), o cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, foi anunciado como o novo Papa pelo Vaticano. Católicos do mundo todo comemoram, emocionados, a decisão. Em Campo Grande, não foi diferente. Após o anúncio de encerramento do Conclave, muitos fiéis, que estavam reunidos no Santuário Estadual Perpétuo Socorro, vibraram a notícia, com lágrimas nos olhos.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Foi o caso do diácono Villarino, de 69 anos, que presidia a cerimônia do Cerco de Jericó, no Santuário. Sem saber ainda quem era o escolhido, o líder conversou com a reportagem sobre a coincidência espiritual que regeu o momento em que ele – e outros fiéis – souberam que a tão aguardada fumaça branca havia sido emitida na Capela Sistina.
O motivo da comoção? O diácono também presidia uma cerimônia similar, em 13 de março de 2013, quando Jorge Mario Bergoglio, o Francisco, foi escolhido Papa.
“Pra mim é uma extrema emoção, não foi a primeira vez. A gente tem que entender os desígnios de Deus na nossa vida. Em 2013 eu estava presidindo a novena numa quarta-feira, quando chegou a informação da eleição do Papa Francisco. Então, pra mim, a segunda vez, Nossa Senhora, é uma emoção indescritível”, celebra.
“Não tenho nem palavras pra expressar o que Deus quer da gente, mas Deus se faz presente na nossa vida. Essa é a emoção que nos fica. A certeza de que ele norteia e ilumina a nossa caminhada cristã”, frisa, com lágrimas nos olhos.

Programação comemorativa
O diácono Villarino explicou que todos os padres estão ausentes, participando de um retiro espiritual. Membros já tentavam comunicá-los da novidade para que retornassem e pudessem iniciar a programação comemorativa.
Ainda não há nada definido, mas acredita-se que já amanhã os fiéis poderão comemorar juntos, a decisão tão aguardada. Enquanto isso, as programações previstas para esta quinta-feira permanecerão normalmente.
Comoção dos fiéis
Cerca de 50 pessoas estão na igreja, localizada na região central de Campo Grande e, emocionados, comemoram a escolha da maior autoridade da Igreja Católica. O nome ainda não foi divulgado.
Algumas pessoas estão emocionadas, com lágrimas nos olhos e aguardam ansiosos mais informações sobre a decisão tomada pelo Conclave, no Vaticano.
“Que esse papa traga para nós o caminhar de Jesus Cristo. Que esse Papa venha encher a nossa esperança do catolicismo e de misericórdia”, disse um dos fiéis.
Alguns nem sabiam da escolha, mas ao chegar no Santuário, souberam da fumaça branca. Os sinos da igreja tocaram, quando a fumaça branca apareceu.

Oração e terço
Mais cedo, o Jornal Midiamax esteve na Perpétuo Socorro e conversou com fiéis que estavam em orações pela escolha de um novo Papa.
Luzia Coelho dos Santos frequenta o Cerco de Jericó da Perpétuo Socorro e afirma que reza para a escolha de um papa acolhedor. “Jesus mostra que esse Papa vai ser do coração de Jesus e Maria, vai acolher os pequenos e pastorear”, conta ela.
O casal Marli Justino Machado e Alcides Corrêa Machado estão juntos há mais de 50 anos e se conheceram limpando uma igreja católica. Eles são assíduos nas tradições católicas e rezaram até um terço pela escolha de um novo Papa.
Afirmam que esperam um Papa que possa transmitir alegria e amor, assim como Francisco. “Que venha para unir as igrejas assim como o Papa Francisco fazia”, diz Alcides.
Leia também:
Fiéis se reúnem em Santuário de Campo Grande e comemoram escolha de novo Papa
Três conclaves consecutivos decidiram novo papa no segundo dia de votação
‘Habemus papam’: Cardeal Dominique Mamberti irá anunciar o novo pontífice
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.