Neste sábado (5), o Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em Campo Grande, participará do Dia E, esforço coordenado que realizará, simultaneamente, cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos. A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas e foi anunciada pelo Governo Federal nesta quarta-feira (2).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Durante o mutirão, serão oferecidos 169 procedimentos, sendo 20 cirurgias eletivas de laqueaduras tubárias, 60 tomografias de abdome, 60 ultrassons musculoesqueléticos, rins, abdome e vias urinárias, 14 biópsias de tireoide e 15 ecotranstorácicos.
Já no Brasil, serão realizados cerca de 9.500 procedimentos, distribuídos entre 1.000 cirurgias, 1.300 consultas e 7.200 exames em diversas especialidades, como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras. São mais de 2 mil profissionais envolvidos nos procedimentos, incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e demais especialistas.
Para participar, o paciente precisa estar aguardando cirurgias e procedimentos nos hospitais universitários, atender aos critérios de prioridade e ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual. A cirurgia ocorrerá por ordem de prioridade.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação, da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal vinculada ao MEC (Ministério da Educação). A estratégia visa ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos, em todo o país. Em 2025, 166 mutirões foram realizados.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***