No ranking das datas comemorativas mais lucrativas para o varejo, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, promete aquecer o comércio de Mato Grosso do Sul. Neste ano, a estimativa é que o comércio registre uma movimentação de R$ 384,45 milhões em vendas para a data.
Os dados da pesquisa de intenção de compras realizada pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio) em parceria com o Sebrae/MS, aponta que os consumidores devem movimentar R$ 201,40 milhões com presentes. Outros R$ 183,06 milhões serão destinados a comemorações, como jantares, hospedagens e passeios.
Presidente do Sindha-MS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de MS), Juliano Wertheimer, vê o cenário com otimismo, especialmente para os setores de alimentação e hospedagem.
“O Sindha-MS representa dois setores que podem aproveitar a data para ampliar o faturamento. Ver essa estimativa de gastos em patamar elevado mostra que motéis, hotéis, pousadas, bares e restaurantes têm uma ótima oportunidade de investir em diferenciais para atrair os casais”, afirma Wertheimer.
A pesquisa também revelou que o gasto médio por casal deve ser de R$ 510,85. Desse total, R$ 273,21 corresponde aos presentes e R$ 237,64 à comemoração. Além disso, 13% dos entrevistados afirmaram que pretendem passar a noite em motéis ou hotéis. Outros 34% planejam ir a bares e restaurantes para celebrar a data.
Estratégias para lucrar mais no Dia dos Namorados
A pesquisa aponta que o Dia dos Namorados não atrai apenas namorados recentes, mas casais de todas as fases da vida, desde os recém-conhecidos até os casados de longa data. Por isso, empresários devem se preparar com planejamento e criatividade para oferecer experiências memoráveis aos clientes apaixonados.
Confira algumas estratégias sugeridas pela pesquisa:
- Escolha bem os produtos e serviços em promoção
Ofereça opções atrativas e diferenciadas. Alguns exemplos incluem jantares para duas pessoas com preço fixo, bebidas com valores promocionais, suítes decoradas com espumante e chocolates inclusos, ou até café da manhã servido no quarto. - Divulgue sua campanha
Os casais precisam conhecer as ofertas especiais para a data. Invista em campanhas patrocinadas nas redes sociais, merchans em programas locais, assim como parcerias com influenciadores. - Capriche na decoração
Ambientes decorados com flores, luz baixa e muitos corações criam um clima envolvente. Por isso, não tenha medo de ser “brega” — nesse dia, o romantismo é bem-vindo. - Crie experiências inesquecíveis
Invista em música ao vivo, atendimento diferenciado, serviço de manobrista, iluminação aconchegante e um cardápio especial. Tudo isso torna a experiência do cliente única e encantadora.
A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 11 de maio, ouviu consumidores de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***