Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C
Vinicios Araujo -
Prevenção segue sendo aliada para manutenção dos indicadores positivos no enfrentamento das infecções. Foto: Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A data marca uma importante mobilização nacional e internacional para ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento e prevenção dessas infecções silenciosas que comprometem o fígado e podem evoluir para casos graves, como cirrose e câncer hepático.

No Brasil, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Há ainda os vírus D, mais frequente na região Norte, e E, com baixa circulação no país. Segundo o Ministério da , essas infecções causam aproximadamente 1,4 milhão de mortes por ano no mundo, por complicações como infecção aguda, cirrose e câncer de fígado. A hepatite C, por exemplo, tem taxa de mortalidade comparável ao HIV e à tuberculose.

Em , os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais apontam avanços significativos. Entre 2014 e 2024, houve redução de 67% nos óbitos por hepatite B (de 31 para 10) e de 72% nos óbitos por hepatite C (de 11 para 3).

Apesar da melhora, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de ampliar a testagem e o início precoce do tratamento, especialmente nos casos de hepatite B.

Tipos de hepatite viral

Hepatite A
Transmitida por água e alimentos contaminados, a hepatite A costuma ter evolução benigna e curta duração. A letalidade aumenta com a idade. A principal forma de prevenção é a vacinação, oferecida em dose única aos 15 meses de idade. Em grupos com condições clínicas especiais, o esquema é de duas doses.

Hepatite B
Classificada como uma infecção crônica de relevância em saúde pública, é causada pelo vírus HBV e transmitida por sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas e de mãe para filho. Muitas vezes silenciosa, pode evoluir para insuficiência hepática, cirrose e câncer.

A prevenção é feita com vacina, disponível em quatro doses para crianças e três para adultos não vacinados, e com medidas como uso de preservativos e não compartilhamento de objetos cortantes. O tratamento inclui medicamentos como tenofovir, entecavir, alfapeginterferona e TAF.

Hepatite C
Causada pelo vírus HCV, é transmitida principalmente por contato com sangue contaminado. A forma crônica é a mais comum e pode evoluir por décadas sem sintomas. O tratamento é feito com antivirais de ação direta (DAA), que têm taxa de cura superior a 95%.

Hepatite D (Delta)
O vírus HDV depende da presença do HBV para infectar o organismo. A infecção pode ocorrer simultaneamente (coinfecção) ou em indivíduos com hepatite B crônica (superinfecção). A vacinação contra hepatite B também protege contra a hepatite D.

Hepatite E
Transmitida por via fecal-oral, é mais comum em regiões da Ásia e África. No Brasil, os casos são esporádicos. A infecção geralmente é autolimitada, mas pode evoluir para hepatite fulminante em casos raros.

Panorama da testagem e tratamento

De forma inédita, o Ministério da Saúde lançou uma plataforma que permite acompanhar, por estado e município, quantas pessoas foram diagnosticadas com hepatites B e C, quantas iniciaram tratamento e o tempo médio de cuidado.

Inspirado na estratégia de enfrentamento ao HIV, o sistema permite busca ativa e acompanhamento da adesão.

Em 2024, 115,3 mil pessoas receberam indicação para tratamento contra a hepatite B no país. Destas, 58,8 mil iniciaram e 14,8 mil interromperam o acompanhamento.

Em Mato Grosso do Sul, 1.188 pessoas foram indicadas ao tratamento, com 430 iniciando o processo. Já em relação à hepatite C, das 12,5 mil pessoas indicadas, 9,1 mil iniciaram o cuidado. Em MS, 130 pessoas tiveram indicação e 96 receberam tratamento.

A meta do Ministério da Saúde é dobrar o número de pessoas em tratamento para hepatite B até alcançar 80% de cobertura, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Campanha “Um teste pode mudar tudo”

Durante o Julho Amarelo, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Um teste pode mudar tudo”, incentivando a testagem gratuita, disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

O exame pode ser feito por meio de testes rápidos ou laboratoriais, conforme a indicação clínica. A recomendação é que todas as pessoas com mais de 20 anos façam o teste ao menos uma vez na vida.

“A hepatite B ainda não tem cura, mas pode ser controlada com a vacina, que é segura, eficaz e ofertada gratuitamente pelo SUS. As vacinas no Brasil são certificadas pela Anvisa e têm eficácia comprovada por estudos”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão.

Queda expressiva entre crianças

Desde a introdução da vacina contra hepatite A no SUS, em 2014, os casos vêm diminuindo de forma expressiva. Entre menores de 5 anos, a queda foi de 97,3% entre 2013 e 2023. Na faixa dos 5 aos 9 anos, a redução foi de 99,1%. Considerando todas as idades, o país registrou 6.261 casos em 2013 e apenas 437 em 2021.

Também foi lançado o Guia de Eliminação das Hepatites Virais, com orientações técnicas a estados e municípios. A iniciativa prevê a concessão de selos Ouro, Prata e Bronze conforme o cumprimento de metas. Dezoito municípios brasileiros já foram certificados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Beleza Fatal” deve ganhar segunda temporada

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Cruzeiro despacha rival Atlético-MG e encara o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Construtora é condenada por atraso em 10 anos de imóvel adquirido na planta

Últimas Notícias

Polícia

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Confessou a autoria de dois estupros

Le Blog Maria Antonia

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Julia Garner, estrela de Ozark e vencedora do Emmy, foi oficialmente escolhida para interpretar Madonna em sua aguardada cinebiografia. O projeto passou por diversas mudanças desde que foi anunciado, mas a atriz confirmou recentemente que continua em andamento. Em entrevista ao SmartLess Podcast, Julia revelou detalhes curiosos de sua audição para viver a Rainha do … Continued

Le Blog Maria Antonia

Alfonso Herrera, astro do “RBD”, estrela “Las Muertas” na Netflix e confirma presença na COP30 em Belém

Alfonso Herrera, o eterno “Miguel ” de Rebelde, voltou aos holofotes com força total. Nesta semana aconteceu a première de Las Muertas, nova série da Netflix inspirada no livro de Jorge Ibargüengoitia. A produção retrata a vida das irmãs Baladro e Serafina, que construíram um império de bordéis no México dos anos 1960 baseado na … Continued

Brasil

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer

Ministros condenaram Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão