Campo Grande é conhecida como a ‘capital dos ipês’ graças aos milhares de exemplares que colorem as ruas durante o inverno e início da primavera. No entanto, há seis anos, outro título eleva a fama de arborização do município: o ‘Tree City of the World’ (Cidade Árvore do Mundo), que coloca Campo Grande como a única capital do Brasil a receber o reconhecimento concedido pela Organização das Nações Unidas. O hexa foi recebido este ano, em março.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Para receber o título, as cidades precisam atender a critérios rigorosos, como a existência de um órgão dedicado à gestão das árvores, a criação de leis específicas para o manejo da arborização, a realização de eventos de conscientização e investimentos contínuos em plantios e manutenção.
Tudo isso, claro, beneficia principalmente a população que passa a contar com a redução das ilhas de calor, tem ar com maior qualidade e meios de promoção do bem-estar físico e mental. A participação da comunidade, com mutirões de plantio e iniciativas de adoção de áreas verdes em diversos bairros, também contribui para o título.
Sobre o título
O programa Tree City of the World foi criado para reconhecer cidades que se destacam no manejo sustentável de suas florestas urbanas. Atualmente, 210 cidades em 24 países fazem parte da rede, que busca promover boas práticas e incentivar a troca de experiências entre os municípios.
No Brasil, são 34 cidades reconhecidas que abrangem uma população de 27.210.133 pessoas. No Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, Três Lagoas também recebeu o título.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)