Depois de 12 dias, Porto Murtinho perde ‘reinado’ e deixa de ser a mais quente do País

Chuvas de verão amenizaram temperaturas no município localizado no sudoeste do estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Pôr do sol, nas proximidades do rodoanel, em Porto Murtinho (Helton Benitez)

Após 12 dias consecutivos ostentando o título de cidade mais quente do país, Porto Murtinho, distante 448 quilômetros de Campo Grande, finalmente perdeu sua posição no ranking de calor. Na manhã de domingo, 19 de janeiro, o município foi superado por São Borja, no Rio Grande do Sul, que registrou 39,4°C. Porto Murtinho, por sua vez, marcou “apenas” 37,4°C, o que a colocou na 12ª posição no levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Apesar da queda na classificação, a cidade ainda enfrentou temperaturas extremamente elevadas, e a sensação de calor intenso permanece. Este foi o cenário vivido entre os dias 7 e 18 de janeiro, período em que Porto Murtinho esteve no topo da lista das cidades mais quentes do Brasil, batendo recordes de temperatura e chamando a atenção pela intensidade do calor.

No entanto, ao longo do domingo e da segunda-feira, 20, o clima começou a mudar. Em vez das temperaturas escaldantes, o tempo trouxe consigo nuvens carregadas e a promessa de chuvas, que começaram a amenizar a onda de calor em várias regiões do Estado. A previsão de tempestades para diferentes áreas de Mato Grosso do Sul, como Porto Murtinho, Paranaíba e Três Lagoas, sinalizou a chegada das tradicionais chuvas de verão.

Embora Porto Murtinho tenha perdido seu reinado de calor, a situação meteorológica não é totalmente tranquila. O Inmet emitiu dois avisos para Mato Grosso do Sul.

Em um ‘aviso laranja’ de perigo de chuva e ventos fortes, o Instituto alerta a possibilidade de chuvas que atinjam de 50 a 100 mm em algumas áreas do Estado, com ventos que podem chegar até 100 km/h. A faixa de alerta inclui parte do litoral paranaense, o centro e o noroeste de MS, seguindo para o sudoeste de Mato Grosso.

Já em um ‘aviso amarelo’ de perigo potencial de chuva moderada e ventos, todo o estado de Mato Grosso do Sul está sob alerta, com exceção da região nordeste. Nos locais de alerta, a chuva pode ser de até 50 mm, e ventos de até 60 km/h.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

dengue (Divulgação, SES)