A Defesa Civil de Corumbá emitiu, nesta terça-feira (1º), alerta para que os motoristas que trafegam pela BR-262 tenham cautela e reduzam a velocidade, especialmente ao cruzar a ponte sobre o Rio Paraguai, no Porto Morrinho.
“Atenção redobrada é crucial neste momento devido à presença de um grande buraco com exposição de vergalhões na pista da ponte. Este defeito representa um sério risco de acidentes graves e estouro de pneus. A Defesa Civil Municipal apela a todos os condutores para que reduzam drasticamente a velocidade ao se aproximarem do trecho afetado, visando garantir a segurança de todos os usuários da rodovia”, diz a nota de alerta.
Ainda de acordo com a Superintendência de Defesa Civil, os órgãos competentes responsáveis pela manutenção e fiscalização da BR-262 já foram informados sobre a situação emergencial.
A assessoria de imprensa da Agesul (Agência de Gestão e Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) informou ao Diário Corumbaense que o órgão já deslocou equipes de manutenção para os reparos imediatos.
A assessoria também informou que o trecho danificado não passou por processo de recuperação emergencial há um ano, quando foram realizadas obras emergenciais após constatação de danos nas extremidades das lajes em pontos localizados junto aos pilares P2, P24 e P27.
Segundo a Agesul, paralelamente, está em andamento um termo de cooperação com o DNIT, por se tratar de uma estrada federal, para a recuperação da ponte.
“O projeto já foi concluído e a expectativa é de que, ainda em julho, a Agesul inicie o processo de contratação das obras necessárias para a recuperação estrutural nos pontos da ponte que não foram contemplados na última intervenção feita pelo Estado”, concluiu a assessoria.
A ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Porto Morrinho, distante cerca de 70 quilômetros de Corumbá, foi inaugurada em 10 de maio de 2001 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Ela tem 1.890 metros de extensão.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***