A Defensoria Pública em Mato Grosso do Sul realizou atendimento a pessoas em situação de rua, com a Van dos Direitos, na Vila Nhanhá em Campo Grande. A realização é do Nudedh (Defesa dos Direitos Humanos) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
De acordo com a Defensoria, um exemplo, foi do senhor de 62 anos pede ajuda para conseguir uma prótese dentária. “Não consigo me alimentar direito”, explica o idoso, que também não tem contato pessoal e nem endereço fixo para receber informações das consultas e exames.
“São pessoas que não ficam em um lugar fixo e não possuem, geralmente, um telefone pessoal. E aí a gente precisa encontrar uma solução para que, após esse nosso primeiro atendimento, a gente continue em contato com ele para informar as próximas etapas do serviço que ele precisa”, explica a servidora do Nudedh, Márcia de Campos Pires Santos.
O registro errado dos números do CPF fez o assistido Marcelo* percorrer aproximadamente 5km até o atendimento da Van dos Direitos. “Eu gosto de trabalhar, preciso trabalhar, mas com o CPF errado na minha certidão de nascimento, o RH das empresas não aceitam me contratar”, relatou.