O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta quarta-feira (23), a soltura de animais tratados no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande. Os bichos voltam à natureza em uma área preservada de Aquidauana.
O processo, realizado neste mês de julho, envolveu a parceria do projeto Onçafari para a soltura, climatização e o início do monitoramento da fauna na Reserva Santa Sofia.
Entre os animais soltos estão quatro pacas que foram reabilitadas. Segundo o instituto, cada uma delas deixou o recinto em passos cautelosos, como se reconhecessem o caminho de volta ao seu habitat.
Vítimas do tráfico silvestre, onze tucanos-toco, com o nome científico de Ramphastos toco, foram encaminhados ao recinto de aclimatação para aves. Lá, permanecem sob observação até que estejam plenamente aptos a alçar voos livres, longe das gaiolas.
Macacos-prego, Sapajus libidinosus, receberam colares de monitoramento, VHF, uma tecnologia inédita do CRAS. Os primatas, que estavam em processo de aclimatação desde março deste ano, serão acompanhados após a soltura, o que permitirá compreender melhor sua adaptação e reintegração ao habitat natural.
“Ver esses animais voltarem à natureza é um presente. São histórias de superação. Muitos chegaram aqui debilitados, sem perspectiva. Hoje, voltam a viver o que sempre foi deles por direito: a liberdade”, destacou a gestora do CRAS, Aline Duarte.

Sobre a reserva
A Reserva Santa Sofia, onde as atividades foram realizadas, é administrada pelo Onçafari e abriga um espaço de reabilitação dedicado a diversas espécies do Pantanal, como onças-pintadas, araras, antas, aves de rapina, ungulados e primatas.
“Cada soltura é uma vitória. É como apagar, pouco a pouco, as marcas da violência sofrida por esses animais. Trabalhamos todos os dias para que eles tenham uma nova história, desta vez, escrita na liberdade da natureza”, afirmou a médica-veterinária que integra a equipe do CRAS, Jordana Toqueto.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***