Pular para o conteúdo
Cotidiano

Da versão física ao meme: Carteira de Trabalho se reinventa no celular e nas redes

Carteira de trabalho ganhou nova vida com funções digitais e protagonismo na internet, onde virou símbolo de humor sobre o mercado de trabalho
Guilherme Cavalcante -
Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho. (Arquivo, Midiamax)

“Se a Gaga jogar uma carteira de trabalho do alto da suíte master do Copacabana Palace, todo mundo sai correndo”. O meme, postado no Instagram, relaciona fãs de Lady Gaga acampados no à desocupação. E dá a entender, também, que a juventude – público majoritário da cantora – não gosta de trabalhar.

A piada é só mais uma entre as milhares que transformaram a antiga Carteira de Trabalho em protagonista de memes nas redes sociais, digamos assim. Se antes o documento era sinônimo de burocracia e papel amassado, hoje ele vive em dois mundos.

Primeiramente, no celular. Isso porque, mesmo entre a crítica velada e o humor escrachado, o documento — agora digital — se reinventa como ferramenta de inclusão, acesso e cidadania. Afinal, para milhões de brasileiros, o que antes era papel carimbado agora é sinal de futuro.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Segundo, na internet, como símbolo desta relação nem sempre pacífica entre a juventude e o trabalho. Nas redes sociais, a CTPS virou um símbolo ambíguo. De um lado, memes que ironizam quem foge do trabalho. De outro, jovens que conquistam seu primeiro emprego e comemoram o “print da carteira assinada” como um troféu moderno.

Mas será mesmo que os jovens têm aversão ao emprego formal, como sugerem as piadas envolvendo a Carteira de Trabalho? Os dados estatísticos indicam o contrário.

Jovens mais ocupados e formalizados

A imagem dos “nem-nem” — pessoas que não estudam nem trabalham — ainda é associada à juventude, pessoas entre 14 e 29 anos, de forma geral. Talvez porque, há alguns anos, a baixa perspectiva por emprego afetou de verdade esse grupo. No entanto, a realidade tem mudado. Em , por exemplo, o número de jovens nessa condição caiu de 101 mil em 2022 para 96 mil em 2023, segundo estudo do IBGE divulgado em março do ano passado.

No Brasil, levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego com base na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado nesta semana, mostra que 14,5 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estavam ocupados no último trimestre de 2024. Antes da pandemia, eram 14,2 milhões.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A taxa de entre eles também caiu significativamente: de 25,2% para 14,3% desde 2019 até o momento. A informalidade nessa faixa etária reduziu de 48% para 44%. E o mais surpreendente: 53% dos jovens empregados têm Carteira de Trabalho assinada.

Em Mato Grosso do Sul, o cenário também é positivo. O Estado tem mais de 60% da população em idade ativa ocupada, o que o coloca entre os cinco melhores índices do país, segundo dados do IBGE referentes ao quarto trimestre de 2024.

Muito além do papel: a nova Carteira de Trabalho

Por trás da sigla CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), agora existe um sistema digital robusto. Desde 2019, o formato físico deixou de ser emitido em grande escala, dando lugar ao aplicativo oficial, que centraliza informações profissionais e permite consulta rápida de vínculos, contratos e direitos.

As anotações à caneta foram substituídas pelo eSocial — sistema unificado que reúne dados trabalhistas, previdenciários e fiscais. O novo modelo reduziu burocracias, eliminou a necessidade de guardar o documento físico na empresa e ainda garantiu praticidade para o trabalhador, que agora pode comprovar sua experiência com alguns cliques.

vagas
Carteira de Trabalho Digital (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mais recentemente, a CTPS digital passou a oferecer uma funcionalidade nova: a possibilidade de solicitar empréstimos consignados com juros baixos, usando o FGTS como garantia.

Como obter a CTPS?

A obtenção da Carteira de Trabalho digital é simples, mas requer CPF, comprovante de residência com CEP, comprovante de estado civil, e uma conta autenticada na plataforma Gov.Br, do . É preciso fazer download do aplicativo para celular (disponível para IOS e Android) ou a versão web, utilizada em computadores tradicionais. Clique AQUI para seguir o passo a passo.

Mas… E a versão física?

Apesar de rara, a carteira de trabalho em papel ainda tem emissão em casos específicos, como para pessoas sem acesso à internet ou que vivem em áreas isoladas, como ribeirinhos, trabalhadores rurais, quilombolas e comunidades tradicionais em geral. Quem tem a sua guardada em casa, melhor cuidar bem. Afinal, digitalizado, o documento pode ter status de colecionável em algumas décadas. Será?

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação