Há muitos anos, os pets deixaram de ocupar o título de “protetores da casa” ou meros animais de estimação para apossar um lugar especial como membros da família e apoio emocional dos humanos. E para quem investe nesta relação, é natural que parte do orçamento seja destinada aos cuidados de seus companheiros.
Um estudo realizado pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, aponta que 65% dos tutores brasileiros estão dispostos a investir o que for preciso por seus pets, enquanto 52% dizem já ter priorizado o orçamento do animal em relação a outras necessidades pessoais. A pesquisa aconteceu entre 27 de agosto e 8 de setembro de 2025, com 1.618 entrevistas online em todo o país.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Os dados obtidos pela pesquisa apontam ainda que 56% dos tutores investem até R$ 300 por mês com seus pets. Já para 48%, o valor para cuidar de seus companheiros equivale a até 5% da renda mensal, enquanto 31% chegam a investir entre 6% e 10% de sua renda. No entanto, 40% dos tutores dividem as despesas com outras pessoas, mostrando que o cuidado com os animais muitas vezes é um compromisso compartilhado.
Para a maioria dos entrevistados, o principal custo é com a alimentação (83%). Em seguida vem a vacina (38%); banho e tosa (35%); remédios (33%); consulta no veterinário (30%), brinquedos (21%); e exames (15%).
Apoio emocional
Os entrevistados apontam que parte desse investimento com o pet está atrelado ao apoio emocional que eles oferecem. Quando perguntados sobre como os pets ajudam no dia a dia, 89% dos tutores afirmam que os pets melhoraram o bem-estar emocional e 92% relatam que a presença dos animais ajudou a aliviar os sintomas de solidão e estresse.
Os números mostram que o vínculo vai muito além do afeto, mas tem impacto direto na qualidade de vida.
Ainda conforme a pesquisa, 58% dos donos de pet têm mais de um animal de estimação em casa.
A relação dos tutores com os pets começa de forma especial e diferente para cada tipo de situação. 39% optaram pela adoção, enquanto 32% resgataram seus companheiros de uma situação de abandono. Já 27% ganharam de presente de um amigo ou familiar.
Para quem busca se planejar financeiramente com os gastos com os animais, o Serasa desenvolveu um Guia Pets, que pode ser acessado clicando aqui.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.