Pular para o conteúdo
Cotidiano

Criança precisa aprender mais do que ler e contar na escola, alerta pedagoga de Campo Grande

Educação integral é defendida pela Unesco e por especialistas em primeira infância
Priscilla Peres -
Crianças brincando em parque de Campo Grande. (Madu Livramento/Ilustrativa, Arquivo Jornal Midiamax)

O momento de matricular um filho na escola pela primeira vez nunca é fácil. O medo e angústias iniciais dão lugar a preocupações sobre acolhimento, cuidado e educação, enchendo a cabeça dos pais de dúvidas. E para nortear sobre os primeiros passos educacionais de uma criança, a pedagoga Ângela Maria Costa dá algumas dicas.

Doutora em Educação e professora da ( Federal de ) há mais de 35 anos, a profissional explica sobre as necessidades da primeira infância. Segundo ela, nos primeiros seis anos de vida, a criança precisa da escola mais para aprender a conviver.

É claro que uma escola bonita e colorida encanta os pais, mas pensando no bem-estar e futuro das crianças, as necessidades são diversas e diferentes de antes. A profissional da educação explica que hoje já se sabe que não basta a criança aprender a ler, escrever e contar, na escola.

Esse tipo de aprendizado funcional vai ocorrer ao longo dos anos e é por isso que, na primeira infância, a prioridade deve ser a socialização e convivência. E a dica dela é: menos sala e mais área externa deve ser prioridade nas escolas.

“Na primeira infância a criança não pode ficar fechada numa sala. O quintal, a parte externa, o pátio tem que ser observado, tem que ter sombra, tem que ter areia, tem que ter espaço para essa criança correr e conviver”, afirma Ângela Maria.

Necessidades mudaram

Atuando há mais de 30 anos com educação infantil, a pedagoga Ângela Maria destaca que com o passar do tempo se aprendeu que a necessidade das crianças está além do usual. Não basta ensinar conteúdo para uma criança pequena, pois ela tem formas de aprender pelo lúdico e convivência.

“Conteúdo para a criança pequena é a sua volta. Ela é o centro, ela se sente o centro do mundo, então ela tem que conhecer os seus animais, a sua casa, a sua família, as suas roupas, a sua redondeza, e vai ampliando esse foco”, explica a pedagoga, de que não adianta ensinar sobre o que está distante daquela realidade.

É na escola que a criança aprende sobre socialização, sobre compartilhar, sobre se reconhecer e conviver. “Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação para o século XXI. O acolhimento faz parte de tudo isso, porque é o desenvolvimento afetivo e social de cada criança”, destaca Ângela.

Confira aqui dicas para escolher a escola do seu filho.

Pilares da educação

Com base em uma abordagem de educação integral, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desenvolveu quatro pilares da educação, que servem como guia para promover o desenvolvimento pessoal, social e profissional ao longo da vida.

Assim como detalhou a pedagoga de Mato Grosso do Sul, a Unesco detalha que educação integral ultrapassa as fronteiras da sala e considera o desenvolvimento pleno do ser humano. Essa abordagem tem como base a ideia de que a educação deve preparar os indivíduos para a vida.

Os quatro pilares são:

Aprender a conhecer – prazer de aprender e ao desenvolvimento de competências cognitivas que permitem ao indivíduo entender o mundo ao seu redor. O objetivo é desenvolver habilidades de aprendizado contínuo, como a curiosidade para aprender, interesse artístico, a capacidade de pesquisa, o pensamento crítico e a autonomia intelectual.

Aprender a fazer – trata-se de aprender a enfrentar situações concretas e resolver problemas, tanto no ambiente de trabalho quanto no cotidiano. Competências que vão além da teoria, incluindo habilidades manuais, tecnológicas e interpessoais.

Aprender a conviver – desenvolvimento de habilidades socioemocionais que permitam ao indivíduo viver em harmonia com os outros. Isso inclui a capacidade de trabalhar em equipe, de resolver conflitos, de respeitar a diversidade e de participar de forma ativa e solidária na comunidade.

Aprender a ser – desenvolver a autonomia, a responsabilidade pessoal, a ética, a sensibilidade, a imaginação e a capacidade de tomar decisões de forma consciente.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão