Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corumbá retoma Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal

A decisão visa reforçar a articulação entre instituições públicas e privadas a fim de reduzir riscos e enfrentar queimadas na região pantaneira e áreas urbanas
Jennifer Ribeiro -
Vitórias-régias no Pantanal. (Foto: Rodolfo Cesar/IHP)

Nesta sexta-feira (5), o Comitê Municipal de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais foi reativado em , durante uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Sindicato Rural, Ibama, Embrapa, Imasul, Prevfogo e da Câmara Municipal.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A decisão visa reforçar a articulação entre instituições públicas e privadas a fim de reduzir riscos e enfrentar queimadas na região pantaneira e áreas urbanas, por meio de reforço às ações de prevenção, fiscalização e educação ambiental, já que este é um período em que a estiagem aumenta o risco de incêndios, tanto no Pantanal, quanto em áreas urbanas.

Cristina Fleming, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, destacou que o comitê terá atuação permanente, com reuniões periódicas e planos de ação definidos em conjunto. “A ideia é que seja um comitê atuante, capaz de dar resposta rápida à sociedade”, afirmou.

Já o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Pablo Diego Barros de Jesus, alertou para o avanço das queimadas em terrenos baldios e margens de rodovias. Segundo ele, só em agosto foram mais de 60 ocorrências atendidas em Corumbá e . “Grande parte desses incêndios decorre de ação humana, por negligência ou dolo. É crime, e o responsável pode ser penalizado”, frisou.

O setor produtivo também tem assento no colegiado. O presidente do Sindicato Rural, Stefano Santa Lucci Rettore, afirmou que a entidade vem promovendo cursos em parceria com o Senar e o Corpo de Bombeiros para formar brigadas voluntárias. “A preocupação é constante. A reativação do comitê é importante para toda a planície pantaneira”, declarou.

A designação dos membros do Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá foi publicada no decreto n° 3.486, de 1° de agosto de 2025. Ela não implicará remuneração aos seus membros, não ensejando vínculos ou quaisquer outros direitos contra o Município, sendo sua prestação considerada serviço público relevante.

Possibilidade de incêndios no Pantanal

Os próximos cinco dias serão de atenção para a região. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), entre sexta (5) e quarta-feira (10), a previsão será de sol para a região pantaneira – com temperaturas mínimas variando entre 12-26 °C, e máximas entre 16-38 °C -, além de ventos intensos, principalmente na região sul.

Essas condições meteorológicas, aliadas ao tempo seco devido à baixa umidade relativa do ar, poderão favorecer a ocorrência de incêndios florestais.

No Pantanal, o alerta que o ‘perigo de fogo‘ variará entre ‘muito alto’ a ‘extremo’, principalmente entre os dias 5 e 9 de setembro. A condição só será amenizada nos dias seguintes, devido à passagem de frente fria, especialmente na região sudoeste do estado.

Previsão sazonal

A previsão da ‘probabilidade de fogo’ para setembro e outubro indica que a maioria do Estado permanecerá no nível de ‘atenção’ e ‘alerta’ para incêndios.

Em alguns municípios das regiões norte, nordeste e leste observam-se níveis de ‘alerta alto’.

Incêndios no cerrado e Pantanal

Conforme o Cemtec, em 2025 observou-se uma redução de 74,9% na área queimada do Bioma Cerrado-MS e uma redução de 98,5% no bioma do Pantanal sul-mato-grossense em relação ao ano de 2024.

Além disso, para prevenção e atuação nos incêndios florestais nestas regiões, o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de ) encaminhou 795 militares desde o dia 1° de janeiro de 2025.

Ações de prevenção

Os índices atuais, que representam melhora significativa ao meio ambiente, refletem ainda o impacto de ações implementadas pelo governo federal.

Entre as iniciativas, estão a contratação de maior contingente de brigadistas, novos helicópteros nas ações de enfrentamento a incêndios e desmatamentos e investimento de apoio para Corpo de Bombeiros de todos os estados, aprovado pelo Fundo Amazônia. Ainda, é a primeira vez que o Fundo Amazônia promove apoio para prevenção e combate de incêndios em regiões fora da Amazônia, como no Cerrado e Pantanal.

Conforme a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, outras ações incluem:

  • Sanção da Lei 15.143/2025, que permite ainda o uso de aeronaves internacionais em emergências ambientais;
  • Anúncio dos Planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas (PPCDs) para todos os biomas brasileiros;
  • Reuniões com especialistas para avaliar a situação climática atual e futura;
  • Publicação de edital que prevê recursos de R$ 32 milhões do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para apoio de municípios prioritários na implementação de Planos Operativos de Prevenção e Combate aos Incêndios;
  • Retomada da Sala de Situação Interministerial sobre Incêndios do governo federal;
  • Conclusão do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios do Bioma Pantanal;
  • Veiculação de campanha de prevenção e combate aos incêndios florestais criminosos na Amazônia Legal voltada para os estados que mais sofreram com os incêndios no último ano;
  • Publicação de portaria pelo MMA (nº1.327/2025) declarando emergência por risco de incêndios;
  • Decreto n° 12.189, que aumenta as punições por incêndios florestais no país.

Além de contribuir para reduzir os focos de incêndio, as ações direcionadas para a prevenção de queimadas também atuam na preservação dos biomas, protegem a biodiversidade e visam amenizar as mudanças climáticas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
UPA

Ao buscar tratamento para pneumonia, mulher descobre possível insuficiência renal e inicia luta por leito hospitalar

Ancelotti convoca Andreas Pereira para Seleção Brasileira na vaga de Kaio Jorge

HOSPITAIS

Para desafogar filas do SUS, MS terá política de financiamento a hospitais

Motociclista fica ferida em acidente envolvendo Biz e carreta na BR-163 no bairro Noroeste

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

TCE-MS manda prefeito suspender contrato com empresa investigada pela Corte

Últimas Notícias

Polícia

Vendedor de uva morre soterrado após casa desabar em Rio Negro

A vítima estava sentada na calçada com outras pessoas

Cotidiano

VÍDEO: Frente fria derruba temperaturas em Ponta Porã que marca sensação térmica de 1,2°C

Na tarde de hoje (5), por volta das 17h, os termômetros marcaram 10,2°C. No entanto, o que mais chamou a atenção foi a sensação térmica, que chegou a 1,2°C

Política

Obras para garantir abastecimento de água em aldeias indígenas devem iniciar em 2026, promete Riedel

Parte dos recursos federais foi liberado recentemente e a previsão é que obras iniciem no início do próximo ano

Cotidiano

Empresa do ramo de celulose entrega áreas de lazer em Ribas do Rio Pardo

Bairro Santo Antônio ganha cinco novos espaços de integração social