Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corumbá acompanha envio de 600 mil vacinas à Bolívia após casos de sarampo na fronteira

As vacinas fazem parte de operação articulada entre os governos brasileiro e boliviano para ampliar a cobertura vacinal na fronteira
Lethycia Anjos -
Vacinação em Campo Grande (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Em meio a um surto de sarampo na , país que faz com (MS), a cidade sul-mato-grossense recebeu 600 mil doses da vacina como parte de uma operação articulada entre os governos brasileiro e boliviano para ampliar a cobertura vacinal na região de fronteira.

A medida ocorre após o governo boliviano emitir um alerta sanitário devido ao aumento expressivo de casos da doença. Somente neste ano, mais de 80 infecções foram confirmadas no país vizinho. Essa alta acendeu o alerta nas autoridades brasileiras por conta do intenso fluxo de pessoas entre os dois lados da fronteira.

O Ministério da Saúde solicitou o apoio logístico de Corumbá para a recepção e armazenamento temporário das vacinas. Posteriormente, a prefeitura repassou as doses ao governo boliviano. O transporte até os pontos de distribuição em território boliviano ficou sob responsabilidade do país.

Conforme a gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá, Walkiria Arruda da Silva, a iniciativa reforça o compromisso com a proteção da população fronteiriça de ambos os países.

“Vivemos em uma região de intenso trânsito populacional. Essa mobilização não beneficia apenas os moradores do lado boliviano, mas também contribui diretamente para a segurança sanitária da população corumbaense”, destacou.

Corumbá também já recebeu anteriormente o quantitativo necessário para atender à sua população e segue com o cronograma local de vacinação normalmente.

De acordo com a Prefeitura, a ação evidencia a importância da cooperação binacional em áreas de fronteira e o papel estratégico de Corumbá nas ações integradas de saúde pública.

Vacinação

Para reforçar a cobertura vacinal, haverá um ponto de vacinação contra o sarampo neste domingo (13), na Feira Municipal, no prédio do Cerest.

Além disso, gestantes, que não podem receber a vacina, devem redobrar os cuidados, evitando ambientes fechados e mantendo rigorosas medidas de higiene, já que a infecção pode representar sérios riscos à gestação, inclusive o .

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

Últimas Notícias

Trânsito

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

A vítima ficou presa às ferragens

Cotidiano

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Chamas foram contidas, mas vento fez com que o fogo voltasse no local

Polícia

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

A vítima estava na companhia do irmão

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital