Pular para o conteúdo
Cotidiano

Contribuintes podem fazer declaração pré-preenchida do Imposto de Renda a partir de amanhã

Segundo a Receita Federal, modalidade pré-preenchida deve ser utilizada por 57% dos contribuintes, que terão prioridade na restituição
Osvaldo Sato -
(Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil)

A partir desta terça-feira (1º), os contribuintes poderão utilizar a declaração do 2025 na modalidade pré-preenchida, segundo a . Esse formato facilita o preenchimento ao disponibilizar automaticamente diversas informações já registradas no sistema do Fisco, que prevê que 57% das declarações sejam entregues via sistema pré-preenchido.

A declaração pré-preenchida já conta com dados fornecidos por empresas, bancos e outras instituições, permitindo um processo mais ágil e minimizando erros. Os contribuintes que utilizarem esse modelo também terão prioridade na fila de restituição, principalmente se optarem por receber o valor via Pix.

Dentre as vantagens da declaração pré-preenchida estão: redução de erros no preenchimento; agilidade na entrega; prioridade na restituição do imposto devido; e facilidade na importação de informações financeiras.

Cuidados ao declarar

Embora a pré-preenchida agilize o processo, é essencial revisar todos os dados antes de submeter a declaração. Erros podem levar à malha fina e gerar problemas com a Receita Federal.

Para não incorrer em erros, o contribuinte deve conferir: os rendimentos declarados por empresas e bancos; os pagamentos de serviços médicos e educacionais; os valores de bens e investimentos; e outras informações financeiras relevantes.

A declaração pré-preenchida estará disponível nos aplicativos da Receita Federal, na versão online e no programa de computador. Para acessá-la, é necessário possuir uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Documentos necessários

Para o preenchimento do imposto de renda, seja na modalidade pré-preenchida, seja no formato em branco, é necessário que o contribuinte tenha em mãos alguns documentos essenciais.

São exemplos o CPF do titular e de dependentes; comprovante de endereço; informe de rendimentos (salários, aposentadoria, aluguéis, entre outros); comprovantes de despesas médicas e educacionais; escrituras de imóveis e documentos de veículos; e dados de investimentos e saldos bancários.

Caso algum informe de rendimentos não seja recebido, é possível utilizar as informações da declaração pré-preenchida.

Prioridade na restituição

As restituições do Imposto de Renda serão pagas em cinco lotes, entre 30 de maio e 30 de setembro. Um dos principais critérios para a ordem das restituições será o uso da declaração pré-preenchida, que deve dar prioridade aos contribuintes.

Entretanto, primeiramente, serão priorizados aqueles que possuem amparo legal para tal, tais como: idoso com 80 anos ou mais; idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doença grave; e cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Depois disso, serão priorizados os contribuintes que usarem a pré-preenchida e optarem por restituição via Pix; e por fim, os demais contribuintes, por ordem cronológica de entrega das declarações.

O prazo final para envio da declaração é 31 de maio. Quem tiver imposto a pagar deve quitar a primeira parcela ou cota única até esta data. As demais parcelas vencem no último dia útil de cada mês, até dezembro.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande