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Cotidiano

Na contramão do Brasil, intenção de consumo das famílias campo-grandenses cresce em agosto

Resultado coloca a cidade na contramão do resultado nacional, que teve todos os indicadores negativos e índice de 102,9 pontos
Liana Feitosa -
Compras no Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax).

As famílias de estão otimistas e consumindo mais, segundo a pesquisa ICF (Intenção de Consumo das Famílias), elaborada pela CNC (Confederação Nacional do de Bens, Serviços e ), e divulgada nesta quarta-feira (27).

De acordo com o levantamento, a intenção de consumo das famílias campo-grandenses registrou aumento pelo 4º mês seguido em agosto.

Assim, o índice ficou em 107,2 pontos no mês de agosto em Campo Grande. E, em julho, o índice foi de 105,5 pontos.

O resultado coloca a cidade na contramão do resultado nacional, que apontou todos os indicadores negativos e índice de 102,9 pontos.

Conforme o levantamento, cinco dos sete indicadores apurados ficaram positivos, com as maiores variações observadas em momento para aquisição de duráveis (5,9%), na perspectiva profissional (1,9%), perspectiva de consumo (1,6%), nível de consumo (1,4%), renda atual (1,1%) e emprego atual (0,5%).

Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da MS, Regiane Dedé de Oliveira, o consumo das famílias é um termômetro essencial da economia brasileira, pois quando a confiança oscila, o comércio sente imediatamente os reflexos.

“A pesquisa sinaliza uma retomada do otimismo das famílias em relação às suas perspectivas de consumo”, completa Regiane.

Outros dados

A pesquisa de intenção realizada na capital sul-mato-grossense aponta que 53,6 dos consumidores entrevistados estão mais seguros em relação à situação atual do emprego em comparação ao ano passado, e 11,3 estão desempregados.

Já 60,9% acreditam que terão alguma melhora profissional nos próximos seis meses. Em relação ao consumo, 50,2% dos participantes afirmam estar comprando no mesmo nível do ano passado, 30% acreditam estar comprando menos e 17,8% acreditam estar comprando mais.

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

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(Revisão: Bianca Iglesias)

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