Pular para o conteúdo
Cotidiano

Conta Notarial: ferramenta pode intermediar negócios em cartórios de MS

O cartório pode atuar como "agente de segurança na administração" através da ferramenta
Karina Campos -
Escrituras de imóveis | (Ilustrativa)

É comum o receio e a desconfiança na hora de vender ou comprar um imóvel, ou um carro. O consumidor fica com a incógnita “e se for um ?”, enquanto o vendedor questiona se irá realmente receber o valor da venda. Cartórios de já estão atuando com a ferramenta digital da Conta Notarial, que permite a intermediação em negócios de vendas.

Para resolver esse impasse que paralisa negócios, gera litígios e aumenta o Custo Brasil, os Cartórios de Notas passam a oferecer a Conta Notarial, uma nova solução pública, segura e digital que permite o depósito do valor em custódia e sua liberação apenas após a verificação do cumprimento contratual por um tabelião.

Prevista no Marco Legal das Garantias (Lei Federal nº 14.711/23) com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no país e inspirada em experiências internacionais de escrow account, a ferramenta acaba de ser regulamentada pelo Provimento nº 197/2025 do Conselho Nacional de Justiça e já pode ser contratada diretamente junto a qualquer Cartório de Notas habilitado.

O que é a Conta Notarial?

A Conta Notarial, também conhecida como Conta Garantia, é um serviço que permite ao tabelião de notas atuar como agente de segurança na administração de valores envolvidos em negócios jurídicos. Os interessados podem acessar esse link.

“A Conta Notarial representa um avanço significativo para as relações negociais no país”, destaca Leandro Corrêa, vice-presidente do CNB-MS (Colégio Notarial do Brasil Regional). “Ao vincular a liberação de valores ao cumprimento fiel do acordo firmado entre as partes, o instrumento garante mais segurança jurídica, evita conflitos e contribui diretamente para a redução de custos com crédito e para a desjudicialização.”

A Conta Notarial atende a uma ampla gama de transações; desde as mais simples, com cláusulas condicionantes claras e objetivas, até as mais sofisticadas, com alto grau de complexidade, reduzindo o risco de e aumentando a confiança mútua entre as partes em transações diversas como compra e venda de imóveis, acordos extrajudiciais, partilhas de bens, prestações de serviço e contratos, eventos com cláusulas de êxito e negociações futuras como safras agrícolas, entre outras.

Como funciona?

O serviço também pode ser utilizado em operações de compra e venda de veículos, oferecendo mais segurança para transações. Com a Conta Notarial, o valor fica resguardado até que todas as etapas do acordo sejam cumpridas, protegendo as partes envolvidas e promovendo maior previsibilidade nas negociações.

A operação é simples: o valor fica temporariamente custodiado em instituição financeira conveniada ao Colégio Notarial do Brasil — entidade que reúne os Cartórios de Notas do país — e o tabelião só autoriza a liberação após verificar que a cláusula prevista foi cumprida, o que reduz a insegurança, evita fraudes e agiliza a realização de negócios.

Reduzindo a judicialização, a Conta Notarial deve gerar efeitos macroeconômicos positivos. Com garantias documentais e financeiras mais robustas, empresas terão menos risco na ponta e mais acesso a crédito com juros menores, podendo até antecipar recebíveis, o que impacta diretamente no chamado “Custo Brasil”, tornando o ambiente de negócios mais competitivo.

O novo serviço se integra ao e-Notariado, plataforma digital oficial dos Cartórios de Notas, que já oferece escrituras, procurações, testamentos, autenticações e autorizações eletrônicas com validade nacional.

Com a Conta Notarial, os Cartórios dão mais um passo na modernização das garantias privadas, colocando à disposição da sociedade uma solução pública, confiável e acessível, com base na fé pública notarial.

Para iniciar, basta entrar em contato com um Cartório de Notas habilitado e informar que deseja utilizar a Conta Notarial em uma negociação. O Cartório dará andamento ao processo diretamente pelo sistema do banco parceiro, onde o valor ficará guardado de forma segura.

Em seguida, o cidadão assina digitalmente pela plataforma e-Notariado um formulário autorizando a operação — a operação também pode ser feita presencialmente. Depois disso, o dinheiro fica em custódia e só será liberado quando o tabelião verificar que as condições do negócio pactuado foram integralmente cumpridas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padrasto é preso em flagrante em Dourados por abuso sexual de enteadas

Caio Castro assume namoro com ex-atriz da Globo; conheça ela

Suzano abre inscrições para curso gratuito com pagamento de bolsa-auxílio de R$ 1.400

Eduardo Bolsonaro anuncia que larga mandato para continuar nos EUA

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

VÍDEO: Jogadores vão à arquibancada brigar com a própria torcida no RJ

Últimas Notícias

Cotidiano

Atenção campo-grandenses: equipes do ‘fumacê’ circulam em sete bairros da Capital

Borrifação do fumacê será realizado das 16 às 22 horas

Política

De mudança do PSDB, Riedel lembra conversas com Lula: ‘Nunca perguntou meu partido’

"Minha palavra é só de gratidão ao Governo Federal", disse governador durante assinatura de convênio

Cotidiano

Profissionais da educação protestam contra demissões em Sidrolândia

Manifestantes alegam que receberam aviso de demissões em massa na última semana, com término dos contratos previsto para quinta-feira (17)

Política

Federação União/PP mantém presidência em MS com Tereza e mira 3 federais em 2026

Enquanto comando nacional ficará sob liderança do União, em MS Progressista segue na 'chefia' do futuro partido federado