A conta de luz sofrerá aumento no mês de agosto, conforme anunciado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), na tarde desta sexta-feira (25). A bandeira tarifária vermelha patamar 2 passará a valer em todo o Brasil, com acréscimo de R$ 7,87 na fatura, para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
Conforme a agência, o principal motivo para o aumento se deu em conta do índice de chuva, que ficou abaixo da média em todo o país. Com isso, houve redução nos meios de geração de energia por hidrelétricas, sendo necessária a utilização de fontes mais caras, como as usinas termelétricas.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil.
As bandeiras refletem o custo variável da produção de energia, considerando fatores como: a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.