Mais da metade dos empregos gerados pela indústria de Mato Grosso do Sul foram do setor da Construção Civil no 1° semestre deste ano. Segundo o observatório da Fiems (Federação das Indústrias de MS), o setor industrial criou 10.508 vagas no período, sendo 5.341 na área de construção.
Ainda segundo a Fiems, o destaque do setor é para a atividades de construção de edifícios, que sozinha corresponde a 3.795 novos postos de trabalho no período, ou seja, 36,8% do total. Então, obras de terraplanagem criaram 564 vagas, construção de rodovias 471 postos, montagem de estruturas metálicas, 299, e fabricação de pré-moldados de concreto, 212.
Em agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o custo médio da Construção Civil por metro quadrado apresentou uma alta significativa de 2,97% em comparação com o mês de julho. O custo médio da mão de obra também registrou alta, saindo de R$ 713,78 para R$ 757,11 no Estado.
Para o presidente do Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de MS), Kleber Recalde, o setor tem papel estratégico na geração de emprego e renda. “Segue em expansão, impulsionado por investimentos públicos e privados e pelo aumento da demanda por novas obras”. Para ele, projetos de capacitação profissionalizante reforçam a geração empregos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.