Em Terenos, alunos da Escola Municipal Isabel de Campos Widal Rodrigues plantaram mais de 200 mudas de árvores nativas em nascentes degradadas nas proximidades da unidade escolar. A iniciativa compõe ações de conscientização ambiental desenvolvidas pelo projeto Nascente Viva.
O projeto foi criado em 2024, após alunos do 9° ano estudarem sobre a qualidade da água das nascentes na região. Análises físico-químicas e microbiológicas do local, realizadas por acadêmicos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), apontavam elevados índices de poluição, principalmente decorrentes de fezes e urinas de gado. Além disso, havia ocorrência de processos erosivos nas áreas de nascente, ocasionados pelo pisoteio dos animais.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Logo que foi estruturado, o primeiro eixo de atuação do projeto foi levar aos proprietários rurais a conscientização sobre a necessidade do reflorestamento das áreas de entorno das nascentes, como medida essencial para sua preservação e recuperação.
Em seguida, a escola obteve mudas de espécies nativas por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o que possibilitou, em 9 de setembro, o início das ações de reflorestamento.
Em breve, a escola viabilizará, por meio de parcerias, a construção de um viveiro de mudas em suas dependências. A estrutura permitirá que os próprios estudantes participem da produção de mudas, assegurando a continuidade do projeto ao longo do tempo e promovendo sua expansão para outras regiões e unidades escolares do município.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.