Pular para o conteúdo
Cotidiano

Conab aumenta estimativa de produção e safra de grãos em MS deve atingir 27,7 mil toneladas

Boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) aponta que produtividade é de 4.183 kg/ha, o que fez produção crescer 31% em relação à safra anterior
Osvaldo Sato -
Em Mato Grosso do Sul, a colheita do trigo avança com mais da metade da área já colhida (Foto: CNA, Trilux)

A 12ª pesquisa de campo da brasileira de grãos, promovida pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) confirma uma temporada histórica, projetando um volume total de 350,2 milhões de toneladas. Este resultado recorde consolida um ciclo de ganhos expressivos em produção e produtividade. A produção superou em 16,3% a safra anterior, impulsionada pelo bom desempenho de culturas estratégicas.

Em , os dados do comparativo entre as safras 2023/24 e 2024/25 demonstram um salto na produtividade de 28,2%, passando de 3.263 kg/ha para 4.183 kg/ha. Com isso, a produção total deve crescer 31%, indo de 21.215,8 mil toneladas para 27.796,3 mil toneladas. Já a área plantada cresceu 2,2%, passando de 6.502,6 mil hectares para 6.644,8 mil hectares.

Em âmbito nacional, os três aspectos também apresentaram crescimento. A produção total de grãos no país alcançou 350,2 milhões de toneladas, um aumento de 16,3%; a produtividade média brasileira aumentou 13,7%, alcançando 4.284 kg/há; já o total de área cultivada no país subiu 2,3%, chegando a 81,7 milhões de hectares.

A produção recorde da safra 24/25 é explicada pelo desempenho de culturas de grande volume. A soja e o milho foram os principais responsáveis pelo avanço, registrando, juntos, uma produção de mais de 311 milhões de toneladas.

A soja tem produção projetada em 171,4 milhões de toneladas, a soja se manteve como a cultura de maior volume, confirmando a alta produtividade e a expansão da área plantada. O milho, por sua vez, tem produção total de milho que alcançou 139,7 milhões de toneladas, um avanço notável impulsionado, em grande parte, pela excelente performance da segunda safra.

Outras culturas de grãos também puxaram esses números, como a produção de arroz no país, que subiu para 12,7 milhões de toneladas, um crescimento de 20,6%. A cultura do sorgo surpreendeu com um volume de 6,1 milhões de toneladas, representando um crescimento de 37,9%.

Já o feijão e o trigo, em contrapartida, registraram queda. O feijão teve uma redução de 3,9% na produção total, enquanto o trigo recuou 4,5% devido à diminuição de sua área plantada.

Análise em MS

O boletim da Conab apontou que, em relação ao milho, o tempo seco e quente em agosto favoreceu a perda de umidade nos grãos e o avanço da colheita, garantindo a consolidação dos resultados esperados na segunda safra.

Em relação ao trigo, as chuvas esparsas beneficiaram as áreas em enchimento de grãos. Embora tenha havido lavouras afetadas por geadas, o impacto na produção foi menos severo que o estimado. O principal desafio foi o controle da infestação por lagarta-rosca, que causou prejuízos localizados.

A colheita do algodão encerrou-se em ritmo acelerado, aproveitando o tempo favorável. Apesar de perdas pontuais na qualidade da fibra por conta de chuvas nas áreas de produção e baixas temperaturas em julho, os danos foram restritos e não comprometeram o bom potencial produtivo.

Na região norte do estado, os resultados da cultura do sorgo foram excelentes, com o manejo e as condições climáticas favoráveis. Já no centro-sul, os danos causados por geadas ainda estão sendo contabilizados, o que dificulta a consolidação final dos resultados.

Quanto ao girassol, a cultura se desenvolveu de forma distinta. Enquanto na região norte as chuvas irregulares comprometeram a fase de enchimento de grãos, as lavouras no sul tiveram um bom desenvolvimento graças a chuvas regulares.

Por fim, a aveia branca teve colheita iniciada. O clima predominantemente seco contribuiu para a sanidade e o bom enchimento de grãos, porém a umidade do solo e a formação de orvalho noturno levaram a uma alta incidência de ferrugem da folha, que pode comprometer o rendimento.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empreiteira é primeira a pedir liberdade após escândalo de corrupção em Terenos

Mais de 600 mil views no Tiktok: Gael, de MS, manda chupeta para o céu e diz que ‘já é um homão’

MPF investiga desvio de verba, assédio e pagamentos indevidos no Conselho de Educação Física de MS

bolsonaro

AO VIVO: STF abre 3º dia de votação do julgamento de Bolsonaro e outros réus

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

bolsonaro

AO VIVO: STF abre 3º dia de votação do julgamento de Bolsonaro e outros réus

Coletivo de brechós promove ‘garimpaço’ com itens a partir de R$ 5 neste sábado

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê passa por oito bairros nesta quinta-feira; confira o itinerário

Para garantir que o inseticida atinja maiores áreas, é importante que a população abra portas e janelas

Brasil

Exportação de produtos atingidos por tarifaço cai 22% em agosto

Vendas de itens sem sobretaxa caíram 7%, diz Amcham Brasil

Cotidiano

‘Bar dos Assunção’ já foi sucesso e vive misto de nostalgia e alegria com clientes fiéis do Lageado

Com mobilidade reduzida, próprietário não consegue mais atender o público como antes e conta com ajuda da própria clientela, construída ao longo de 17 anos

Cotidiano

Transporte coletivo de Corumbá terá Wi-Fi gratuito a partir de 21 de setembro

A medida faz parte das comemorações pelo aniversário de 247 anos de Corumbá,