Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comunidade Indígena Limão Verde inicia na sexta-feira projeto de agrofloresta

Com diversos parceiros, comunidade indígena lança projeto que busca integrar práticas de conservação ambiental com o conhecimento tradicional
Osvaldo Sato -
Projeto propõe a criação de modelo agroflorestal sustentável (Foto: Agraer)

Com o objetivo de promover a restauração produtiva e a sustentabilidade, a comunidade indígena Terena da Aldeia Limão Verde, localizada no município de , lança na sexta-feira (23), às 8h30, o projeto “Semeando o Futuro”.

A iniciativa busca integrar práticas de conservação ambiental com o conhecimento tradicional indígena. O objetivo é impulsionar o reflorestamento ecológico e produtivo do Cerrado sul-mato-grossense e garantir a segurança alimentar da comunidade.

O projeto atua em três frentes essenciais: a preservação da biodiversidade, o fortalecimento da cultura Terena e a promoção da segurança alimentar.

Durante sua execução, os membros da comunidade estão engajados na coleta, identificação e no uso de sementes de espécies nativas do Cerrado, como baru, ingá, jatobá, jenipapo e pequi.

O projeto prevê o plantio dessas espécies estrategicamente com o sistema produtivo. Este sistema inclui, nas entrelinhas, cultivos fundamentais para a subsistência, como banana, mandioca, café, guavira, mamão e diversas hortaliças. Assim, cria-se um modelo agroflorestal sustentável.

O cacique da Aldeia Limão Verde, Ademilson Souza, afirmou que a iniciativa representa um marco de autonomia e valorização cultural. Estão plantando as sementes do futuro com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos jovens. Com isso, protegem a terra e transmitem o valor da cultura e da natureza às futuras gerações.

Projeto tem parcerias diversas

A iniciativa conta com apoio de diversas instituições. O Governo do Estado e a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) são parceiros fundamentais. O financiamento é provido pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de ).

Já a assistência técnica é garantida pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Há ainda a colaboração do viveiro BR Gardens, da UCDB ( Católica Dom Bosco) e da (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Além das ações de campo, o projeto “Semeando o Futuro” prevê a criação de viveiros comunitários, visando à produção contínua de mudas para reflorestamento e cultivo. Também estão sendo oferecidas capacitações para coletores de sementes. Isso não apenas fortalece o conhecimento local, mas também abre caminhos para a geração de renda através da venda de sementes nativas.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prisões ligadas a tiroteio na fronteira de MS revelam esquema de roubo de veículos

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

De publicitário a pedreiro, Funsat anuncia 1.980 vagas de emprego nesta quinta-feira

Mais de 200 empresas oferecem oportunidades distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Polícia

Morador de MS, irmão da estudante trans desaparecida em SP fala sobre a dor de não viver o luto

A família de Carmen não gostava do namorado da jovem

Famosos

Fê Paes Leme detalha fim da amizade com Gio Ewbank e Gagliasso: ‘Sofri’

Fê Paes Leme abriu o coração e deu detalhes do que causou o fim da amizade entre ela, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso; entenda

Cotidiano

Frente fria causa neblina e declínio de temperatura em MS nesta quinta-feira

Mínimas devem chegar a 6°C no sul do Estado