Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cometa mais brilhante do ano poderá ser visto em Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira

Melhor horário para a população local ver o cometa é entre 18h30 e 19h20
Taís Wölfert -
Cometa C/2024 G3 (ATLAS) orbitando a Terra (Foto: Instagram/ Don Pettit)

O chamado C/2024 G3 (ATLAS) será o mais brilhante de 2025 e poderá ser visto nesta terça-feira (14), em . O melhor horário para a população local avistá-lo é entre 18h30 e 19h20.

De acordo com o monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Henrique Arcuri, o brilho do cometa será semelhante ao de um planeta.

“Ele vai ter um brilho bem semelhante ao brilho de um planeta. A magnitude dele é quase zero. Só para comparação, Vênus tem magnitude de menos quatro. E a magnitude desse cometa ainda é negativa, então é bem fácil de ver. As estrelas, por exemplo, tem magnitude de um, de dois”, explica Henrique.

A magnitude estelar é uma escala que mede o brilho aparente de estrelas e outros objetos celestes que podem ser vistos da Terra. A escala é frequentemente utilizada por astrônomos.

C/2024 G3 (ATLAS)

Os cometas são grandes corpos compostos por poeira, pedras e gelo. Sua proximidade com o sol faz com que o gelo e a poeira comecem a vaporizar, e ao atingir o estado gasoso é formada a cauda do cometa.

Assim como outros cometas que passam muito perto do Sol, há uma chance de que o C/2024 G3 (ATLAS) seja completamente vaporizado.

O C/2024 G3 (ATLAS) foi descoberto em abril de 2024, pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), sistema usado pela Nasa para monitorar objetos próximos à Terra e possíveis impactos.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro derrota Real Brasília para liderar o Brasileiro Feminino

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

Rihanna revela barriga de terceira gravidez no Met Gala e web reage: ‘Mãe do Milênio’

Moradores se unem em protesto após motociclista morrer em trecho crítico do Los Angeles

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

De Campo Grande, Cida Gonçalves é demitida do Ministério das Mulheres

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

inss

Fraudes no INSS: Comissão de Transparência pode ouvir novo ministro da Previdência

Últimas Notícias

Esportes

Atlético-MG faz bom 1º tempo, vence o Juventude e deixa a zona de rebaixamento do Brasileiro

Atlético-MG foi aos nove pontos e subiu para a décima colocação

Polícia

Justiça mantém prisão preventiva de suspeita de matar oficial de Justiça após vender caminhonete e receber R$ 84 mil

O oficial teria permitido que ela negociasse uma caminhonete S10

Esportes

Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

A pena máxima para racismo ou injúria racial é cinco anos de reclusão

Polícia

Motorista abandona carreta com R$ 1,4 milhão em cigarros durante abordagem

Condutor do caminhão abandonou o veículo e correu para plantação