Comércio sofreu queda de 0,9% no volume de vendas em Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados pela PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a maio deste ano.
O estudo, divulgado nesta terça-feira (8), apresenta dados que ajudam a entender o desempenho do comércio varejista no Brasil. Ele analisa a receita bruta de revenda de empresas formalizadas, com 20 ou mais funcionários, que têm o varejo como atividade principal.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Em maio de 2025, as vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul caíram 0,9% em relação a abril (0,4%), considerando os dados ajustados sazonalmente. Sem o ajuste, houve alta de 1,0% na comparação com maio de 2024. No acumulado do ano, o setor teve queda de 0,2%, enquanto a variação acumulada dos últimos 12 meses ficou em 1,3%.
Cenário nacional
O comércio registrou taxas negativas em 20 das 27 unidades federativas do Brasil. De abril para maio, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista, com ajuste sazonal, foi de -0,2%
Os Estados com as piores taxas foram: Tocantins (-3,5%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Santa Catarina (-1,8%). Já os Estados que fecharam o mês com taxas positivas foram: Roraima (1,1%), Rio de Janeiro (0,9%) e Sergipe (0,7%). Já o Estado do Amapá registrou estabilidade (0,0%).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***