Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comerciantes já relatam aumento na procura durante a Semana do Pescado

Semana começou no dia 1.º e segue até dia 15, oferecendo descontos e grande variedade de pescados para incentivar consumo e o comércio local
Osvaldo Sato -
Mercadão é um dos focos da Semana do Pescado (Foto: Divulgação, Assessoria Semana do Pescado)

Com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva e impulsionar o setor local, a 22ª edição da Semana do Pescado segue em até o próximo dia 15. Com a campanha para aumento no consumo de peixes, seu impacto já começa ser sentido por comerciantes.

No Mercadão Municipal, ponto central da mobilização, os corredores estão mais movimentados e os consumidores buscam variedade, qualidade e preços competitivos. Dados preliminares indicam crescimento de 45% a 50% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o aumento foi em torno de 35%.

Os descontos têm sido outro atrativo. Alguns fornecedores chegam a reduzir os preços em até 15%, enquanto o comércio adiciona cortes adicionais, chegando a até 40% de desconto em determinados produtos. Segundo os comerciantes, essa estratégia tem sido fundamental para ampliar o movimento e fidelizar clientes. “Em apenas uma semana, já superamos os resultados de anos anteriores”, afirma Cleuber Linares, comerciante do Mercadão.

Marcelo Heitor, superintendente da e Aquicultura de , ressalta que a campanha vai além das vendas.

“Queremos favorecer produtores, comerciantes e trabalhadores de toda a cadeia, gerando emprego e oportunidades, além de reforçar o potencial do estado na produção de pescado”, afirma.

Dados de produção

Em 2024, Mato Grosso do Sul produziu mais de 40 mil toneladas de peixe, ocupando a quinta posição nacional. No caso da tilápia, o estado é o quarto maior produtor do país, respondendo por até 3% da produção brasileira.

O consumo per capita de peixe no Brasil tem aumentado nos últimos anos, passando de 1 a 1,5 kg para cerca de 9 kg por pessoa ao ano. Apesar do avanço, o consumo ainda está abaixo da média europeia (12 kg) e asiática (mais de 20 kg).

A Semana do Pescado, apoiada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, é uma das ações estratégicas para incentivar a presença do peixe na mesa dos brasileiros de forma mais constante. [Com informações da Assessoria]

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresa do ramo de celulose entrega áreas de lazer em Ribas do Rio Pardo

UPA

Ao buscar tratamento para pneumonia, mulher descobre possível insuficiência renal e inicia luta por leito hospitalar

Ancelotti convoca Andreas Pereira para Seleção Brasileira na vaga de Kaio Jorge

HOSPITAIS

Para desafogar filas do SUS, MS terá política de financiamento a hospitais

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Motociclista fica ferida em acidente envolvendo Biz e carreta na BR-163 no bairro Noroeste

Últimas Notícias

Cotidiano

Corumbá retoma Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal

A decisão visa reforçar a articulação entre instituições públicas e privadas a fim de reduzir riscos e enfrentar queimadas na região pantaneira e áreas urbanas

Polícia

Vendedor de uva morre soterrado após casa desabar em Rio Negro

A vítima estava sentada na calçada com outras pessoas

Cotidiano

VÍDEO: Frente fria derruba temperaturas em Ponta Porã, que marca sensação térmica de 1,2°C

Na tarde de hoje (5), por volta das 17h, os termômetros marcaram 10,2°C. No entanto, o que mais chamou a atenção foi a sensação térmica, que chegou a 1,2°C

Política

Obras para garantir abastecimento de água em aldeias indígenas devem iniciar em 2026, promete Riedel

Parte dos recursos federais foi liberado recentemente e a previsão é que obras iniciem no início do próximo ano