Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com suspeita em Paraíso das Águas, MS tem dois casos em investigação para gripe aviária

São investigados casos suspeitos em Paraíso das Águas (galinha d´angola) e em Amambai (pato), ambos de criação doméstica
Osvaldo Sato -
Casos em criações domésticas são investigados, porém menos preocupantes (Foto: Ilustrativa, MG Magazine)

confirmou um segundo caso suspeito de aviária em investigação, desta vez no município de Paraíso das Águas, a 277 quilômetros da capital. A notificação, atualizada às 18h desta quarta-feira (29), eleva para nove o total de casos em investigação no país, com dois em solo sul-mato-grossense.

O novo foco em Paraíso das Águas envolve aves de criação doméstica, especificamente em galinha-d’angola. As investigações estão em andamento para determinar se a doença realmente infectou a ave.

Este caso soma-se ao já noticiado em Amambai, a 352 quilômetros de Campo Grande, onde a suspeita recai sobre uma ave de criação doméstica (galinha ou pato). As amostras de Amambai foram coletadas e enviadas ao laboratório de referência do Ministério da Agricultura em Campinas, , e os dados inseridos no Painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do MAPA na última quarta-feira (28). O resultado laboratorial conclusivo para Amambai ainda não foi divulgado.

Casos descartados

O Ministério da Agricultura, e Abastecimento (MAPA) descartou recentemente casos suspeitos em Jardim (239 km de Campo Grande) e (276 km da Capital), ambos em galinhas de criação doméstica.

No cenário nacional, além dos dois casos em Mato Grosso do Sul, o país investiga: um caso no Distrito Federal; dois casos em Minas Gerais; um caso em São Paulo; um caso no Rio de Janeiro; e um caso no Rio Grande do Sul.

Suspeita em granja comercial no RS

A situação no Rio Grande do Sul é acompanhada com especial atenção. Um novo caso suspeito de gripe aviária foi registrado em uma galinha de criação comercial em Anta Gorda, a cerca de 185 km de Porto Alegre. Esta cidade fica a 135 km de Montenegro, onde o primeiro foco da doença em granja comercial do estado foi identificado em 15 de maio.

Criações comerciais de aves representam um risco significativamente maior para a disseminação da gripe aviária. A alta densidade populacional nesses locais, a possibilidade de mutações do vírus e o potencial impacto econômico e sanitário que um surto pode causar são fatores de grande preocupação para as autoridades.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Funtrab oferece 793 vagas de emprego nesta segunda-feira em Campo Grande

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

Professor é assassinado com vários golpes de foice após negar dinheiro a grupo em MS

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Caravana de Castração atendeu mais de 1 mil animais no interior de MS

Últimas Notícias

Mundo

Avião militar cai em campus escolar e mata 19 pessoas na capital de Bangladesh

Mais de 100 pessoas ficaram feridas

Política

Julgamento de medidas cautelares a Bolsonaro termina nesta segunda-feira com voto de Fux

Entre as medidas está o uso de tornozeleira eletrônica

Polícia

Assassino que matou ex-amante de mulher no Coophavila tinha sido preso por tráfico de drogas

Leonardo foi assassinado com vários golpes de faca

Cotidiano

Cursinho pré-vestibular da UFMS fecha as inscrições nesta segunda-feira

A universidade oferece 100 vagas para participar das aulas on-line pré-vestibular