Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com suspeita em Paraíso das Águas, MS tem dois casos em investigação para gripe aviária

São investigados casos suspeitos em Paraíso das Águas (galinha d´angola) e em Amambai (pato), ambos de criação doméstica
Osvaldo Sato -
Casos em criações domésticas são investigados, porém menos preocupantes (Foto: Ilustrativa, MG Magazine)

confirmou um segundo caso suspeito de aviária em investigação, desta vez no município de , a 277 quilômetros da capital. A notificação, atualizada às 18h desta quarta-feira (29), eleva para nove o total de casos em investigação no país, com dois em solo sul-mato-grossense.

O novo foco em Paraíso das Águas envolve aves de criação doméstica, especificamente em galinha-d’angola. As investigações estão em andamento para determinar se a doença realmente infectou a ave.

Este caso soma-se ao já noticiado em Amambai, a 352 quilômetros de Campo Grande, onde a suspeita recai sobre uma ave de criação doméstica (galinha ou pato). As amostras de Amambai foram coletadas e enviadas ao laboratório de referência do Ministério da Agricultura em Campinas, , e os dados inseridos no Painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do MAPA na última quarta-feira (28). O resultado laboratorial conclusivo para Amambai ainda não foi divulgado.

Casos descartados

O Ministério da Agricultura, e Abastecimento (MAPA) descartou recentemente casos suspeitos em Jardim (239 km de Campo Grande) e Angélica (276 km da Capital), ambos em galinhas de criação doméstica.

No cenário nacional, além dos dois casos em Mato Grosso do Sul, o país investiga: um caso no Distrito Federal; dois casos em Minas Gerais; um caso em São Paulo; um caso no Rio de Janeiro; e um caso no Rio Grande do Sul.

Suspeita em granja comercial no RS

A situação no Rio Grande do Sul é acompanhada com especial atenção. Um novo caso suspeito de gripe aviária foi registrado em uma galinha de criação comercial em Anta Gorda, a cerca de 185 km de Porto Alegre. Esta cidade fica a 135 km de Montenegro, onde o primeiro foco da doença em granja comercial do estado foi identificado em 15 de maio.

Criações comerciais de aves representam um risco significativamente maior para a disseminação da gripe aviária. A alta densidade populacional nesses locais, a possibilidade de mutações do vírus e o potencial impacto econômico e sanitário que um surto pode causar são fatores de grande preocupação para as autoridades.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG anuncia saída de Cuca após maus resultados e revés para Cruzeiro na Copa do Brasil

prefeita adriane moreninhas

Adriane Lopes assina convênio para revitalização do Horto Florestal na próxima semana

Grupo que aplicava golpe ‘do novo número’ é alvo de ação em Mato Grosso do Sul

sérgio reis ana castela

VÍDEO: Sérgio Reis faz Ana Castela chorar com atitude em gravação de DVD

Notícias mais lidas agora

PCC tinha 7 distribuidoras em MS com administrador irmão de chefe da organização

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Relatório da CPI do Consórcio: empresas inflariam despesas para esconder lucro

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tá preparado? Novidade na Morada dos Baís promete surpreender campo-grandenses ainda este ano

"Todo mês um tema diferente": confira detalhes dos planos da Prefeita para a Morada dos Baís ainda este ano

Cotidiano

Prepare o tereré e o protetor solar: agosto fecha com tempo seco e máxima de 38°C em MS

Tempo seco também assola Estado, com índices entre 10 e 30% na umidade do ar. A combinação favorece a incidência de incêndios e riscos à saúde

Polícia

Omissão do Conselho Tutelar é investigada após morte de menina em Campo Grande

Conselho acompanhava família de Emanuelly desde 2020, segundo o MPMS

Cotidiano

Com casos confirmados na região de fronteira, Dourados faz ‘Dia D’ contra sarampo

A campanha contempla dois públicos-alvo: a dose zero, destinada a crianças de 6 a 11 meses; e a vacinação seletiva, voltada para pessoas de 12 meses a 59 anos