Motoristas enfrentam dificuldades para atravessar a Avenida Conde da Boa Vista, no bairro Santa Emília. Longas filas de carros se formaram dos dois lados da via no início da noite desta quinta-feira (24), com veículos completamente parados, sem conseguir cruzar a avenida.
Isso porquê trecho importante da via está completamente alagado. A situação tem gerado riscos. Alguns motoqueiros se arriscam entre os carros tentando passar pelo espaço apertado entre os veículos. Caminhonetes, por serem mais altas, conseguem avançar com mais facilidade, mas a maioria dos motoristas permanece imóvel, aguardando uma oportunidade para seguir.
Moradores e motoristas que passam frequentemente pelo local relatam que o problema é recorrente.
A avenida é uma das principais vias de ligação do bairro e, com o aumento no volume de veículos, a situação tende a se agravar.
27,4 mm de chuva em duas horas
A cidade de Campo Grande registrou, até as 18 horas desta quinta-feira (24), um total de 32 milímetros de chuva. O temporal acabou causando uma série de transtornos à população.
Em apenas duas horas, foram registrados 27,4 milímetros de precipitação. Essa chuva se intensificou por volta das 16 horas na região norte da cidade e rapidamente se deslocou para a zona sul.
Das 16 às 17 horas, foram registrados 17,8 mm de chuva. Na hora seguinte, entre 17h e 18h, mais 9,6 mm foram contabilizados.
Os efeitos da chuva torrencial foram sentidos em praticamente todos os bairros da cidade. Moradores relatam ruas completamente alagadas, dificultando o tráfego de veículos e pedestres. A situação é ainda mais crítica em vias não asfaltadas, que se transformaram em verdadeiros rios de lama.
Há diversos relatos de residências invadidas pela enxurrada, causando prejuízos e transtornos às famílias. Além disso, moradores também reportam bueiros se abrindo e vazamento de esgoto, agravando ainda mais a situação.
Um dos pontos registrados pela equipe do Midiamax é o Jardim Veraneio. Com ruas sem asfalto e esburacadas, a chuva acabou alagando e tornando a passagem de veículos um transtorno na região.
Também a Avenida dos Cafezais, que constantemente registra alagamentos, em poucos minutos ‘virou rio’ nesta quinta-feira. Outro ponto que enfrentou alagamento foi a Avenida Tamandaré.
Enquanto isso, no Terminal General Osório, na região do bairro Coronel Antonino, passageiros presenciaram as plataformas tornando-se ‘rios’. Em um vídeo encaminhado ao Jornal Midiamax, é possível ver toda a via utilizada para tráfego dos veículos completamente alagada.
Conforme a usuária, o outro lado também estava submerso. Impressionada, ela pontua que a calçada em que os usuários ficam para aguardar os ônibus é alta e mesmo assim, a água estava quase alcançando.
Alerta laranja
O cenário de caos ocorre em meio a um alerta laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para Campo Grande. O aviso, válido até a madrugada de sexta-feira (25), indica perigo de chuvas intensas, que podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia.
O alerta também aponta para a possibilidade de ventos fortes, entre 60 e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Diante da situação, a Defesa Civil e outros órgãos competentes devem estar em alerta para atender possíveis ocorrências e orientar a população sobre os riscos e medidas de segurança a serem tomadas.
A recomendação é evitar áreas de alagamento, não se abrigar sob árvores e em estruturas metálicas durante a chuva e ventania, e redobrar a atenção em áreas de risco.