Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com queda de 6,5%, setor de serviços em MS encerra 2024 abaixo da média nacional

Entre novembro e dezembro, o setor de serviços registrou queda de -3,9% em Mato Grosso do Sul
Lethycia Anjos -
Compartilhar
Aeroporto
Setor de turismo teve alta (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O setor de serviços prestados em encerrou o mês de dezembro com queda de 6,5%. No comparativo nacional, o desempenho do Estado ficou 6 pontos percentuais abaixo da média brasileira, que registrou alta de 0,5% no período.

Os dados são da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a dezembro de 2023, Mato Grosso do Sul obteve uma queda significativa em 2024, considerando que o setor havia encerrado o ano anterior com crescimento acumulado de 4,3%.

Brasil tem queda 0,5% em dezembro, mas fecha 2024 em alta

Em âmbito nacional, o volume de serviços em dezembro de 2024 ficou 15,6% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas ainda 1,9% abaixo do pico da série histórica, registrado em outubro de 2024. Apesar do recuo de 0,5% na passagem de novembro para dezembro, o setor acumulou alta anual de 3,1%, quarto ano consecutivo de crescimento.

No mês de dezembro, três das cinco atividades analisadas apresentaram recuo, com destaque para “outros serviços”, que registraram uma queda de 4,2% – o pior desempenho desde janeiro de 2023, quando o setor caiu 11,2%.

Recorde da série histórica

Rodrigo Lobo, gerente da PMS, ressaltou que o crescimento acumulado entre 2021 e 2024 atingiu 27,4%, um marco inédito desde o início da série histórica, iniciada em 2012.

“Isso dá um acumulado de crescimento entre 2021 e 2024 de 27,4%, mas cada ano traz uma história distinta”, pontua.

Conforme a pesquisa, em 2024, quatro setores apresentaram alta. Entre os destaques estão os serviços de informação e comunicação e serviços profissionais, administrativos e complementares, ambos com avanço de 6,2%.

No primeiro grupo, o crescimento foi puxado por telecomunicações e serviços de TI. Já no segundo, destacou-se o aumento de receita com agenciamento de publicidade digital, atividades jurídicas relacionadas a precatórios e intermediação de negócios por meio de e-commerce.

Por outro lado, os setores de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,7%) e informação e comunicação (-0,7%) registraram recuos, com perdas acumuladas de 3,9% e 0,9%, respectivamente. Já os serviços prestados às famílias apresentaram avanço de 0,8%, acumulando crescimento de 7,8% entre maio e dezembro de 2024. O setor de transportes, após recuar 3,5% em novembro, teve leve alta de 0,1%.

Turismo atinge novo recorde

Turismo em MS (Divulgação Prefeitura de )

O segmento de turismo encerrou 2024 com crescimento de 3,5%, renovando o ápice da série histórica. Em dezembro, o índice de atividades turísticas avançou 2,8% em relação a novembro, posicionando-se 14,6% acima do nível pré-pandemia.

Conforme a PMS, 12 dos 17 locais pesquisados registraram expansão no turismo nacional. São Paulo teve a maior contribuição positiva (4,1%), seguido por Pará (9,2%), Rio Grande do Sul (2,6%) e (1,4%). Por outro lado, Santa Catarina (-3,8%) liderou as quedas, acompanhada pelo Distrito Federal (-2,0%) e Paraná (-1,0%).

Na comparação anual (dezembro de 2024 vs. dezembro de 2023), o índice de volume de atividades turísticas cresceu 9,5%, marcando o sétimo resultado positivo consecutivo. Destaque para os avanços em São Paulo (11,5%), Rio de Janeiro (9,6%), Bahia (11,3%), Minas Gerais (5,6%) e Paraná (10,9%).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados