Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com proximidade de onda de calor, cuidados com idosos demandam mais atenção

De 17 a 19 de fevereiro, Campo Grande deve enfrentar o ápice de uma onda de calor, com máximas de 35°C
Osvaldo Sato -
Cuidados com idosos devem ser redobrados devido ao risco de desidratação (Foto: Ilustrativa, Freepik)

De 17 a 19 de fevereiro, deve enfrentar o ápice de uma onda de , com máximas de 35 graus e umidade de até 69%. Essa combinação pode gerar uma sensação térmica de 50 graus, segundo a tabela de climatologia aplicada da USP ( de ).

E é aqui que mora o perigo. Isso porque, em temperaturas extremas, os cuidados com os idosos devem ser redobrados, já que eles estão entre a população mais vulnerável ao calor intenso, que pode levá-los até a óbito.

Com os termômetros já disparando em e a proximidade da onda de calor, portanto, é fundamental que a população esteja atenta aos cuidados que precisam ser tomados para proteger os idosos. Eles são de natureza diversa, tais como hidratação, climatização, vestimenta e alimentação.

Mais facilidade de desidratação

Segundo a médica geriatra Maria Cecília Martins Bueno, os idosos são um dos públicos mais afetados com as altas temperaturas, por terem mais facilidade de desidratarem, devido a fatores como menor índice de água corpórea, menos massa muscular, menos sede e menor capacidade de regular a própria temperatura.

“O índice de água corporal é, naturalmente, menor, já que há uma diminuição na massa muscular (tecido que contém mais água do que a gordura), resultando em uma menor retenção de líquidos no corpo; idosos nem sempre percebem a sede (sinal de desidratação) e têm menos vontade de beber água; e menor capacidade de regular a própria temperatura corpórea, o que pode gerar maior perda de líquidos”, explica a médica.

Assim, aumentam os perigos do calor extremo para idosos, incluindo aqui os problemas renais, distúrbios no sangue e até mesmo arritmias cardíacas.

“As altas temperaturas ainda aumentam a probabilidade de pessoas da terceira idade terem intoxicação alimentar, uma vez que o calor contribui para a proliferação de bactérias na comida, sem contar o risco de doenças de pele devido ao suor, bem como queimaduras solares”, completou.

Como prevenir o mal-estar decorrente da desidratação?

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nesse contexto, a médica elencou os principais cuidados com idosos em dias muito quentes.

Deixe os líquidos mais atrativos

É imprescindível que pessoas da terceira idade aumentem a ingestão de água durante o verão, para evitar a desidratação. Uma forma de fazer isso é transforme o líquido em algo mais atrativo, para ser consumido com mais facilidade. Uma sugestão é a água saborizada com folhas como hortelã ou cascas de frutas, como abacaxi, laranja e limão.

Ofereça um copo a cada hora

O consumo de água deve ser feito aos poucos, ao longo do dia todo, para que o líquido seja mais bem aproveitado pelo corpo. O uso de aplicativos com alarmes para indicar a hora de tomar mais um copo de água pode ser uma boa estratégia.

Tenha acompanhamento médico

Pacientes idosos que utilizam diuréticos devem ser monitorados e ter a dosagem de seus medicamentos regularmente avaliada por seus médicos, uma vez que não é incomum haver necessidade de reduzir as doses nesse período, para evitar perda excessiva de líquido.

Mantenha uma alimentação saudável

Na dieta, deve-se priorizar o consumo de frutas, legumes e verduras, que carregam água e contribuem para a hidratação.

Refresque o corpo e o ambiente

O uso de roupas leves auxilia o idoso a transpirar menos e reduzir o risco de desidratação. Também é fundamental redobrar o cuidado com o ambiente que o idoso está. Locais quentes devem ser evitados, mas atente-se também ao uso de ar-condicionado em exagero, pois o aparelho retira a umidade do ar, exigindo mais hidratação.

Evite exposição ao sol nos horários de pico (entre 10 e 17 horas)

Cuide da proteção da pele. O protetor solar não pode ser esquecido, independente da exposição direta ou não ao sol. O fator de proteção deve ser alto e a textura do produto mais oleosa, para que a perda d’água da pele seja menor.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1