Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 2 mil vagas em MS, confira o passo a passo para se inscrever no Prouni

Inscrições encerram na sexta-feira (4)
Karina Campos -
pruni
Portal de inscrição para o Prouni (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Segue até a sexta-feira (4) o prazo para concorrer a uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos), no segundo semestre de 2025. São mais de duas mil vagas disponíveis em 80 cursos de universidades particulares em .

Há duas possibilidades de bolsas: a integral e a parcial, sendo oferecida 50% do valor da mensalidade do curso de graduação. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, sendo um processo de seleção com uma lista de critérios e documentação.

O Jornal Midiamax preparou um guia com as etapas da seleção. A lista com os resultados da seleção será divulgada na próxima segunda-feira (7), pelo MEC (Ministério da Educação).

Quem pode se inscrever?

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Logo, para a bolsa parcial, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • tenha cursado ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Como calcular a renda bruta?

A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo o valor total da renda pelo número de pessoas que formam o grupo. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode concorrer à bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio, porém menor ou igual a três salários mínimos, o estudante pode concorrer a uma bolsa parcial de 50%.

Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham as despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.

Primeiro passo

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Ao atender as exigências do perfil de seleção, o candidato deve se inscrever exclusivamente pelo portal do Prouni. Não há taxa de inscrição. É necessário ter uma conta Gov.br, um portal com serviços disponibilizados pelo Governo Federal.

  • Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do Gov.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
  • Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.
  • Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso.

Não tenho acesso à internet

Todas as instituições de ensino participantes do Prouni devem oferecer local com equipamentos para acesso gratuito à internet aos candidatos que pretendam fazer a inscrição.

Ou seja, basta ir em uma universidade particular mais próxima e solicitar um computador para fazer a inscrição.

Posso escolher qualquer curso?

Sim, desde que a instituição seja participante do Prouni e o curso tenha bolsa disponível. Ao fazer a inscrição, o candidato faz até duas opções de curso, turno e instituição de educação superior, dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil.

Segundo o MEC, há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de ciências aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de voo.

Assim, é necessário ter atenção ao fazer as opções de curso no momento da inscrição no Prouni. Caso o estudante deixe de comprovar requisitos dessa natureza, perde o direito à bolsa.

O candidato pode consultar a unidade que deseja uma bolsa por município e instituição. Ao todo são 80 cursos, de todas as ciências. Em , cerca de 15 instituições oferecem a modalidade para bolsa do Prouni, sendo a Unigran, Estácio de Sá, Unifael, Uninter, Uniasselvi, Claretianobt, Faescg, Insted, Facsul, , UCDB, Unimar.

Clique aqui e consulte os cursos e as instituições disponíveis na sua região.

Cotas do Prouni

O Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

Assim, o percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e de pessoas com deficiência, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fui selecionado, e depois?

O candidato deve apresentar na instituição em que foi pré-selecionado, de forma presencial ou virtual/eletrônica, no período estabelecido no cronograma, os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

É de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. Além disso, a perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

Contudo, algumas instituições submetem os pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. O candidato deve verificar, no momento da inscrição, se a instituição vai aplicar processo seletivo próprio.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

As instituições que optarem por processo próprio devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados nos processos seletivos regulares. Não pode ser cobrada nenhuma taxa por processo próprio de seleção.

Portanto, para participar da lista de espera, o candidato deve obrigatoriamente confirmar, na página do Prouni, no prazo especificado no cronograma, o interesse na bolsa.

Documentos necessários

O coordenador do ProUni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação.

  • Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação;
  • Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade;
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto;
  • Identidade Militar, expedida pelas ou forças auxiliares para seus membros, ou dependentes;
  • Registro Nacional de Estrangeiros, quando for o caso;
  • Passaporte emitido no Brasil;
  • CTPS (Carteira do Trabalho e Previdência Social);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimento;
  • Rendimento de aluguel de bens e móveis.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ Estão por Toda Parte – e as Reações São Geniais

“Olha! Lá vem o trem chegando”: Artista lança obra audiovisual sobre história da ferrovia de MS

Moraes tem embate com advogado de Filipe Martins: ‘enquanto eu falo, o senhor fica quieto’

Inscrição para participar da ‘Semana da Tecnologia’ termina hoje

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Procurador pede investigação do MP sobre denúncia por corrupção contra ex-presidente da Câmara de Aquidauana

Últimas Notícias

Esportes

Jorge Jesus é anunciado pelo Al-Nassr e revela arrependimento por recusar a seleção brasileira

Contrato é válido até o fim da tremporada 2025/26

Sem Categoria

Polícia investiga morte de homem atropelado em Campo Grande

Exame necroscópico foi solicitado para que o atropelamento seja investigado

Cotidiano

VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença

Raiva é incurável em animais e letal aos seres humanos

Política

Com parlamentares de MS, FPA discute taxação de Trump e Imposto de Renda para ‘ricaços’

Ex-secretário de Comércio Exterior, Welber Barral foi convidado para debater sobre o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil