Três rios de Mato Grosso do Sul encontram-se em nível de estiagem, segundo o Boletim Diário da Sala de Situação dos Rios, publicado nesta quinta-feira (31) pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
São eles: Rio Pardo, na estação Fazenda Buriti; Rio Dourados e Rio Aquidauana, estes nas estações de mesmos nomes. Outros rios, como o Rio Paraguai em Porto Esperança, Rio Taquari em Coxim, e o Rio Piquiri/Cuiabá em Pousada Taiamã, estão dentro da faixa de normalidade.
No Rio Pardo, a cota medida na estação é de 291 cm, que está abaixo da cota de estiagem, que é de 303 cm. Já no Rio Dourados, a cota de 90 cm é menor do que a cota de estiagem, que é de 112 cm. Por fim, no Rio Aquidauana, a cota de 183 cm está abaixo da cota de estiagem, que é de 200 cm.
A Sala de Situação MS apresenta dados de chuva e nível dos rios que são monitorados. A rede de monitoramento rios possui quatorze estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.
Os dados de nível dos rios são retirados do Sistema HIDRO-Telemetria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). As medições são realizadas às 7h do horário local.
O boletim também mostra que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em nenhuma das estações monitoradas. A previsão meteorológica indica tempo firme com predomínio de sol e variação de nebulosidade entre os dias 29 e 31 de julho.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!