Com clima instável do verão, motociclistas se preparam para andar com ‘aparato’ em Campo Grande
Motoentregadores têm capinhas de celular específicas para andar na chuva
Taís Wölfert –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O verão em Campo Grande costuma apresentar mudanças de tempo no decorrer do dia. Calor intenso no início do dia e, muitas vezes, pancadas de chuva à tarde. Com isso, motociclistas em geral – mas, especificamente, motoentregadores – costumam ser bastante atingidos.
Isso porque lidar com chuva, calor, alagamentos, buracos em vias e até com o frio pós-temporal faz com que esses profissionais acabem tendo que pilotar com um verdadeiro “aparato” para proteção individual, de capas de chuva a manguitos, sem falar, claro, nas manutenções dos veículos expostos à água e ao asfalto ruim em algumas regiões da cidade.
Luís Gamarra é motoentregador há quatro anos. Ele conta que tenta sempre andar o mais preparado possível. “Sempre que eu saio para fazer entrega, independente se está sol ou não, eu saio com a capa de chuva, com a bota de chuva também, e a capinha a prova d’água para o celular. Eu ando preparado para tudo ainda mais no começo de ano, que todo dia praticamente está chovendo”.
Mas a situação muda quando, no lugar de algum produto, o piloto está carregando uma pessoa. Com a chuva, as corridas de moto diminuem, e o mototaxista Filipe Brunet prefere ir para casa, esperar a chuva aliviar e só então voltar para as corridas, mesmo estando com os itens de proteção.
Celular
O celular é algo que está sempre acompanhando os entregadores no período de trabalho. Mas, às vezes, é preciso inovar para protegê-lo. “Já vi até entregador usar preservativo, inclusive”, conta Luís.
Entre outras opções utilizadas estão as capas de smartphone que são usadas em piscina, e as de acrílico. Geralmente, um forte ímã é colado na capa e no suporte de celular que fica na moto. Assim, o aparelho fica bem fixado e tem menos perigo de cair.
Mudanças
Em dias de sol, é preciso de alguma proteção também. Luís, que é entregador contratado de dois restaurantes – um de dia e outro à noite -, costuma utilizar alguma blusa de manga cumprida própria para isso. E mesmo com calor e sol forte, ele ainda prefere as entregas assim do que com chuva.
“Quando você é o entregador da casa, você tem que ir lá com a maquininha debaixo de chuva, achar um lugar coberto, às vezes até digitar ali dentro da bag o valor. Por isso que no sol acaba sendo mais tranquilo do que na chuva”, conta ele.
Outro motivo para a preferência é o capacete. Em dias de chuva, a visão fica prejudicada. “Às vezes é melhor andar com a viseira aberta, só que no meu caso é ruim dos dois jeitos, porque eu uso óculos, então… Ou molho a viseira, ou molho o meus óculos”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
“Com a viseira aberta, querendo ou não, mesmo que pegue ali no seu rosto um pouco de chuva, não tem toda aquela questão da água ficar sempre a sua frente ali. O que atrapalha muito o seu foco, até ver um carro com luz alta acaba totalmente com a sua visão. É horrível, horrível”, complementa o motoentregador.
Saúde
As mudanças de temperatura também impactam na saúde dos pilotos. Por isso, é preciso tomar precauções quanto a isso. “Eu chego em casa, tomo um banho quente e fico quieto”, explica Filipe. O mototaxista também faz chá de limão e mel para ajudar com a imunidade.
A motogirl Francilene Silveira consome vitaminas e mantém uma boa alimentação. Mas para aqueles que já possuem uma imunidade baixa e algum quadro alérgico que piora com mudança de tempo, acaba sendo necessário o uso de medicamentos.
“Não dá para ficar 100% sem tomar nada. Eu, por exemplo, que tenho rinite, direto, já nem me incomodo mais com a coriza, porque, para mim, virou comum”, conta Luís, que faz uso de medicamentos para tentar não piorar seu quadro de saúde.
Moto
A motocicleta em si é outro motivo de atenção para quem trabalha com o veículo. É necessário que ela esteja com a manutenção sempre em dia. A motogirl costuma se precaver quanto a isso.
“Procuro deixar o veículo sempre com a manutenção em dia. Pneus, freios, faróis e setas. Nos dias chuvosos fica ainda mais alto o risco de acidentes no trânsito, e prejuízos, pois em nossa capital há muitas vias mal sinalizadas, vias com buracos, e ruas alagadas”, explica Francilene.
E falando em vias com buracos, Filipe faz uma crítica aos colegas de profissão. “Muitos motoqueiros, a maioria não anda devagar, quer correr, quer disputar corrida. E aí é onde sai acidente“.
Seguro
O seguro é uma forma de tranquilidade e segurança para aqueles que trabalham de moto. Tanto Francilene quanto Luís possuem cobertura para o veículo.
Recentemente, Luís estava fazendo as últimas entregas da noite quando sofreu um acidente que deu perda total em sua moto. “Eu estava na preferencial, e uma mulher subiu de uma vez. Nem reduziu, nem nada, ela só subiu de uma vez. Ela devia estar uns 40 km por hora, mais ou menos, de carro”.
Assim, ambos colidiram e Luís receberá de volta uma parte do valor que pagou na moto.
Para evitar maiores estresses, Francilene também possui o seguro. “Nunca sofri acidente, mas diversos companheiros de profissão já tiveram prejuízo físico e material devido ao mau tempo em conjunto as condições das vias”.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
Chuva ameniza calorão, mas sol predomina em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira
Previsão indica pancadas de chuvas isoladas
[ BASTIDORES ] Acusado de fraudes em licitação com paradeiro desconhecido
Governo entregou projetos ‘de mão beijada’
Homem morre após cair de árvore em Dourados e sofrer traumatismo craniano
Caso é investigado pela Polícia Civil como norte a esclarecer
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.