Com alta nos casos de dengue, saiba como se prevenir
Mato Grosso do Sul registrou 8,4 mil casos da doença nas últimas semanas
Taís Wölfert –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul está com alta nos casos de dengue, dados do Ministério da Saúde Dados apontam que o estado registrou 8,4 mil casos da doença nas últimas semanas. Saiba maneiras de prevenir a dengue e precauções contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O combate a dengue envolve atenção constante. É importante não deixar água acumulada em vasos de planta, pneus e caixas d’água. Com relação às plantas a recomendação é de que os pratos dos vasos sejam enchidos com areia.
A limpeza é outra aliada no combate a dengue. Mantendo o ambiente limpo se evita água parada nos locais, como as calhas. Para os objetos com tampa como tonéis e caixas d’água é importante mantê-las bem fechadas.
Piscinas são um ponto de atenção e devem ser tratadas. Outras formas de precauções envolvem o uso de repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo. E a instalação de telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
Campo Grande
Campo Grande registrou em média nove casos de dengue por dia em 2025. A capital oferece a vacina contra a doença para pessoas de 10 a 14 anos. São duas doses com intervalo de três meses.
A capital também conta com o serviço de fumacê que passa pelos bairros da cidade pulverizando o veneno para combater a infestação do mosquito.
Dengue
A dengue uma infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os sintomas estão febres, dor no corpo e articulações, diarreia, náuseas e vômito.
Os sintomas geralmente surgem entre quatro e dez dias após a picada do mosquito infectado e podem variar de leves a graves.
Entre os sintomas mais graves da doença estão: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa (nariz, gengiva) e dificuldade respiratória.
Esses sinais requerem atenção médica imediata, pois podem ser fatais: taquicardia (batimentos acelerados do coração), pulso fraco, suor intenso associado as extremidades frias, sangramento grave e insuficiência respiratória.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Malária é causa de uma morte por ano em Mato grosso do Sul desde 2022
- Moradores ficam sem indenização e ainda precisam conviver com fedor irreparável no Parque do Lageado
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- VÍDEO: Mulher cai de terceiro andar do Condomínio “Carandiru” em Campo Grande
Últimas Notícias
Após comentários LGBTfóbicos sobre travesti envolvida em morte de caminhoneiro, associação busca MPMS
Associação de Travestis e Transexuais de MS protocolou denúncia na manhã desta segunda-feira (20)
Desocupação da Fazenda São Marcos tem prisão e apreensão de armas e explosivos
Fazenda localizada em Dourados foi invadida no sábado e desocupada na manhã de domingo
Já foi até lá? Influenciadora viraliza com ‘tour’ pela comunidade Zigurats no interior de MS
Comunidade fica localizada no município de Corguinho e foi fundada em 1997
Proprietário de posto de gasolina é assassinado com cerca de 30 disparos na fronteira
O homem estava sentado no estabelecimento quando foi surpreendido pelo grupo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.