Campo Grande soma mais de 1,3 mil pessoas internadas por doenças respiratórias em 2025. O número de casos reflete a alta das chamadas SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na população, nesta época de início de outono.
Os dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) mostram que, do total de registros este ano, 69% (791 casos) foram em crianças de zero a 9 anos. E outros 268 casos em idosos.
Em relação às mortes, já são 118 vítimas fatais das SRAG este ano, em Campo Grande. Do total, 11 crianças e 73 idosos morreram em decorrência das doenças respiratórias.
O sequenciamento mostra que 42 mortes estão ligadas à influenza A, 10 à Covid-19 e nove ao vírus sincicial respiratório.
Vacina liberada
Diante da gravidade do cenário, a Secretaria Estadual de Saúde ampliou o público-alvo e liberou a vacinação contra a gripe para toda a população de Mato Grosso do Sul. Pessoas a partir de 6 meses podem ser vacinadas em qualquer unidade de saúde.
Em todo o Estado, mais de 410 mil doses já foram aplicadas. Além disso, Campo Grande declarou emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI neonatal e pediátrica.
A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra três cepas de vírus da gripe. São elas, a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!