Pular para o conteúdo
Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas
Osvaldo Sato -
Episódios de geada também podem ter causado perdas em lavouras (Foto: Ilustrativa, Agência Brasil)

O clima predominantemente seco em tem favorecido a colheita do milho segunda e do algodão, mas levanta preocupações para as lavouras de trigo. De acordo com o Boletim de Monitoramento Agrícola de julho de 2025, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a falta de chuvas e as geadas têm causado restrição hídrica e potencial de perdas para os cultivos de inverno no estado.

A questão do trigo é o ponto de maior atenção no estado. As lavouras que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas. Episódios de geada também podem ter causado perdas em lavouras que se encontravam em estágios iniciais. As temperaturas amenas e a baixa umidade no solo persistem na maior parte das áreas do estado.

Em contrapartida, as condições climáticas têm sido benéficas para a colheita do milho segunda safra e do algodão. A ausência de precipitações tem permitido a secagem natural do milho e a manutenção da qualidade da fibra do algodão. A colheita do milho de segunda safra está ganhando ritmo, impulsionada pela redução das chuvas e pelo aumento das temperaturas, que aceleram a perda de umidade dos grãos. Para o algodão, o tempo firme tem favorecido o andamento da colheita.

Em nível nacional, o boletim da Conab revela um panorama diversificado:

Milho Segunda Safra: A colheita está adiantada em alguns estados e avança conforme as lavouras atingem o teor de umidade ideal. Em Mato Grosso, a colheita está perto de ser finalizada, com rendimentos superando as estimativas iniciais. Em Goiás e Tocantins, a colheita também avança com produtividades acima do esperado. Já na Bahia, os rendimentos têm sido inferiores às estimativas iniciais.

Algodão: O clima seco nas principais áreas de cultivo tem contribuído para a maturação e a colheita. Em Mato Grosso, as lavouras estão majoritariamente em fase de maturação. A Bahia, embora tenha registrado produtividade abaixo do ciclo anterior, tem uma boa qualidade de fibra.

Trigo: O plantio está quase finalizado, restando apenas as áreas de semeadura tardia. Na região Sul, o frio tem sido benéfico para o desenvolvimento das lavouras, que estão em sua maioria em estádio vegetativo, apesar da ocorrência de geadas. No Paraná, a ocorrência de geadas e a limitação hídrica no início do ciclo podem ter afetado o desenvolvimento de parte das lavouras.

O “Boletim de Monitoramento Agrícola: Cultivos de Verão e Inverno Safra 2024/25 – Julho 2025” foi publicado pela Conab, sendo resultado de uma parceria com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura), oferecendo informações sobre as condições agrometeorológicas e o desenvolvimento das lavouras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Adolescente de 15 anos é esfaqueado no pescoço em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Um ‘sim’ coletivo: 45 casais celebram o sacramento do matrimônio em Santuário

Já tradicional, a cerimônia é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Política

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Com bandeiras e cartazes, os manifestantes se posicionam em defesa da democracia, contra o golpe, pela taxação dos super-ricos e pelo fim da jornada 6x1 de trabalho

MidiaMAIS

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

Evento acontece na praça Antônio João, região central da cidade