Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cinco árvores caem em Campo Grande e uma ameaça desabar em praça no José Abraão

Equipes da Defesa Civil estão operando de maneira emergencial e pedem que a população acione nos canais 156 e 199
Idaicy Solano -
Árvore ameaça cair em praça (Fala Povo)

A Defesa Civil de recebeu a notificação de cinco quedas de árvores em área urbana, até o final da manhã deste sábado (19). Das ocorrências, duas foram em pontos reincidentes de alagamento na cidade. Além disso, uma árvore, sustentada pela estrutura de um ponto de ônibus e fios de energia, ameaça cair em uma praça na Rua Rafael Hard, no Bairro José Abraão. 

As equipes estão nas ruas desde a madrugada, realizando trabalhos de emergência. Uma das ocorrências aconteceu na Avenida Amélio Carvalho Baís, que ficou totalmente obstruída. A outra cai no cruzamento das ruas Consolação e Calógeras, no Centro, e na Avenida 1º de Julho, na Vila Carvalho, deixando as vias obstruídas parcialmente. 

As outras duas ocorrências foram nos bairros Parque dos Sabiás e , pontos onde ocorrem alagamentos constantemente. 

Além disso, a Defesa Civil reforça que está recebendo solicitações de atendimentos pelos canais 156 e 199, e as equipes estão atendendo as ocorrências de maneira emergencial até as chuvas cessarem. 

Árvore ameaça cair em praça 

Uma árvore, localizada em uma praça na Rua Rafael Hard, no Bairro José Abraão, está por um fio. Em imagens registradas por comerciantes da região, a árvore, de grande porte, parece ser sustentada por um ponto de ônibus e fios de energia. A situação preocupa os moradores que temem que ela caia por completo devido às chuvas intensas que caem na Capital desde a tarde desta sexta-feira (18). 

Além disso, um comerciante da região relata que a árvore apresenta riscos aos pedestres e condutores que transitam pela rua, pois a qualquer momento pode cair e arrastar cabos de energia com ela. 

Conforme o relato, muitos usuários do transporte público passam pelo local, além das crianças que frequentam a praça. “Toda hora chega ônibus ali. Se chegar dessa árvore cair com o fio energizado em cima do ônibus, pode acontecer uma tragédia. Além disso, tem a alta tensão e o maior perigo que se chega de arrebentar vai cair no chão molhado”, detalha. 

De acordo com a Defesa Civil, a orientação é solicitar a remoção nos canais 156 e 199, e acionar também a , por conta dos fios de alta tensão. 

Como solicitar poda e remoção de árvores

Os pedidos de poda ou remoção de árvores podem ser feitos tanto de forma presencial quanto digital, diretamente à Semades (Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável).

Para árvores situadas em áreas públicas — como canteiros centrais e praças — que representem algum risco à população, o cidadão pode solicitar a remoção acessando o requerimento no site oficial. É necessário enviar o documento preenchido, uma cópia do CPF e uma foto da árvore para o e-mail arvorecg@gmail.com.

Já nos casos de árvores localizadas em calçadas (em frente a imóveis particulares), o pedido deve ser enviado para o mesmo e-mail, contendo os seguintes documentos:

  • Requerimento de Poda e/ou Supressão de Árvore, devidamente preenchido e assinado pelo proprietário do imóvel ou representante legal (disponível no link);
  • Cópia do CPF do proprietário ou representante;
  • Cópia do IPTU ou da Ficha Imobiliária do imóvel;
  • Foto da árvore que permita sua identificação.

Para árvores que estejam dentro de imóveis particulares (em área interna), as orientações sobre o processo, documentos necessários e o protocolo a ser seguido estão disponíveis na página da Semades, por meio do link.

Proteja-se 

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, assim evite que danifiquem com a água.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao (telefone 193).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação