Campo Grande tem, aproximadamente, uma em cada cinco pessoas morando sozinha na cidade, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua divulgada nesta sexta-feira (22), referente ao ano de 2024, o órgão apontou que 18,9% dos campo-grandenses eram moradores solo.
O número é o maior registrado em relação aos últimos anos, seguindo uma tendência de crescimento. Em 2016, o percentual era de apenas 13,4% na cidade. Assim, a amostra de 2024 representa 65 mil pessoas em unidades domésticas unipessoais, sendo a maioria composta por homens, 35 mil, enquanto 30 mil mulheres são moradoras únicas.
Já em Mato Grosso do Sul, o índice sofreu queda em relação ao ano de 2023, quando apresentou 19,1%, e, desta vez, em 2024, registrou a marca de 18,3%. Dessa forma, o número corresponde a 187 mil moradores, dos quais 57,2% são homens (107 mil) e 42,8% são mulheres (80 mil).
A proporção de moradores solo segue uma tendência de aumento nacional, que, nos últimos oito anos, cresceu 4,5 pontos percentuais em todo o Brasil, alcançando a marca de 18,6% em 2024.
Morada a dois
Assim como a média brasileira, Campo Grande tem como maioria os domicílios compostos por duas pessoas, com 97 mil domicílios, o que representa 28,3% do total das unidades domésticas. Porém, apesar do número ter grande margem para o segundo maior índice, referente a moradias com três pessoas (22,5%), a proporção já foi maior. Em 2022, do total de moradias da Cidade Morena, 28,5% eram ocupadas por duas pessoas.
Já em Mato Grosso do Sul, a marca é a maior alcançada nos últimos anos, com percentual de 28,9% das residências a dois. São 295 mil domicílios, cerca de 39 mil a mais que as casas com três pessoas, que têm o segundo maior índice.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)