A formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria deve favorecer tempestades em Mato Grosso do Sul no fim de semana. O feriado de Nossa Senhora Aparecida, no domingo (12), deve ter chuvas acompanhadas de rajadas de ventos e queda de granizo.
O meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, explica que há chances de chuvas associadas ao ciclone entre domingo e terça-feira (14). O Estado recebe a atuação indireta do fenômeno que atua em alto-mar.
“A formação desse ciclone está próxima ao sul do Brasil e na Argentina. O alinhamento da frente fria está associado ao ciclone extratropical, sempre há a atuação de uma frente fria. A extremidade vai influenciar a instabilidade em MS”, descreve.
Instabilidades
Conforme o site Meteored, o Centro-Oeste pode registrar tempestades violentas diante da combinação de ventos intensos em altitude e calor úmido na superfície, formados entre a costa do Uruguai e o extremo sul do Brasil.
Além disso, o chamado jato de baixos níveis, corrente de vento que transporta calor e umidade da Amazônia para o sul do continente, atua como um verdadeiro “rio atmosférico”. Sendo assim, a condição meteorológica intensifica a energia do ciclone. O monitoramento diz que, à medida que o sistema se aprofunda, ele atrai ainda mais umidade, potencializando as tempestades.

Trégua no calor
Nos últimos dias, o Estado enfrenta temperaturas amenas, após os termômetros terem chegado a 40°C, com destaque para a região norte. Ainda nesta quinta-feira (9), a previsão indica chuvas na região sul e no extremo norte, como em Ponta Porã e Coxim.
O dia será de sol, calor, variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas em Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (9), a previsão indica que a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo mais firme.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.