O atropelamento de uma ciclista de 45 anos, após um desentendimento na Avenida Guaicurus, em Campo Grande, traz à tona um antigo embate: ciclistas x motoristas. A questão do compartilhamento do espaço no trânsito é constantemente discutida. Enquanto os ciclistas defendem o direito de ir e vir com segurança, os condutores de veículos motorizados prezam pela agilidade e fluidez no tráfego.
No episódio da última quinta-feira (9), a própria ciclista registrou em vídeo o momento do atropelamento. As imagens mostram que ela pedala no meio da avenida, enquanto um caminhão buzina, pedindo passagem. Vale lembrar que os registros são apenas trechos e não permitem identificar se houve alguma discussão antes das gravações. Assim, cada envolvido apresenta sua própria versão dos fatos.
A ciclista permanece no meio da Avenida Guaicurus e, cerca de 1 quilômetro depois, é atingida por um carro modelo Blazer. O Corpo de Bombeiros foi acionado, prestou os primeiros socorros e a encaminhou com lesões graves para a Santa Casa.
Atropelamento
Sobre o caso, a tenente Lechuga, do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, comenta que os registros apontam que a ciclista trafegava de forma irregular, conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
“Senão tiver uma ciclovia, a ciclofaixa, os ciclistas devem se locomover aos bordos da pista, próximo à calçada, e no caso não é o que ocorreu no vídeo”, descreve.
Quanto ao condutor que atropelou a ciclista, a tenente informa que o caso está em investigação. “A gente não pode falar (sobre) porque a gente tem que saber ao certo se (ele) estava na velocidade da via, se o condutor não estava sob o efeito de álcool. Então, não posso falar se ele cometeu algum crime ou não. Além da gente, conseguir identificar se houve dolo ou não na conduta da pessoa, no caso do motorista”.
Distância entre ciclistas e veículos
O CTB determina que a distância correta para a ultrapassagem de um ciclista por um veículo é de um metro e meio. Condutores devem manter essa margem para garantir segurança.
Já os ciclistas não podem trafegar pelas calçadas, salvo quando houver sinalização permitindo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Segurança e convivência
Ciclistas e motoristas não são inimigos. Para Deyvid Jesus, administrador do grupo Nosso Pedal CG, casos como esse não podem generalizar negativamente a imagem dos ciclistas.
“Os grupos seguem as regras de trânsito, sempre respeitando a via e, quando necessário, utilizando a ciclovia. Casos como esse podem afetar a imagem dos ciclistas de maneira equivocada, fazendo parecer que todos agem de forma imprudente, o que não corresponde à realidade da maioria. Vale lembrar que não sei exatamente o que aconteceu entre ela e o caminhoneiro, mas, independentemente da situação, nada justifica atitudes que coloquem vidas em risco.”
Deyvid reforça a importância do uso de EPIs, como capacete e sinalizações, além da manutenção da bicicleta. Por serem mais vulneráveis no trânsito, a segurança é uma das regras primordiais em grupos de pedal.
“A bicicleta deve trafegar sempre pela lateral da rua, evitando andar no meio da via ou em fila dupla. O ideal é manter-se em fila indiana para não atrapalhar o trânsito. Embora o trânsito deva respeitar os ciclistas, é importante lembrar que a bicicleta, como meio de transporte, também precisa seguir as normas corretamente, estar devidamente sinalizada e manter a organização adequada na via. Por isso, nossa orientação é nunca pedalar no meio da rua.”
Evite o celular no trânsito
“O uso de celular enquanto se pilota ou dirige é errado e extremamente perigoso. Nesse caso, a pessoa estava colocando em risco não apenas a própria vida, mas também a de outras pessoas. Uma moto poderia colidir com ela, causando uma queda e possíveis ferimentos. Não considero essa atitude correta, embora eu não conheça todos os detalhes da situação. No entanto, é certo que andar no meio da rua usando o celular não é seguro e pode resultar em acidentes graves”, finaliza.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.