Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuvas reduzem estresse hídrico no Pantanal e colocam Rio Miranda em emergência

Em Porto Murtinho, quantidade de chuva no Rio Paraguai supera em 13% a média esperada para o mês de abril
Liana Feitosa -
Em alerta, Rio Aquidauana, na cidade de Aquidauana, no dia 28 de abril (Foto: Liana Feitosa, Midiamax).

As chuvas registradas em nos últimos dias, e que caíram sobre as sub-bacias dos rios Miranda, e Taquari, devem contribuir para a redução do estresse hídrico no Pantanal, segundo a ONG (Organização Não Governamental) Ecoa, que atua na preservação do bioma.

O Rio Miranda, por exemplo, na estação Estrada MT-738, já está no nível de emergência. As águas superaram os 649cm, que é o limite do nível de alerta, e marca atualmente 669cm.

Para o Ecoa, o nível elevado das águas do rio Miranda, assim como dos rios Aquidauana e Taquari, contribui com o abastecimento da parte sul da alta BAP (Bacia do Rio Paraguai).

Atualmente, todos os rios de Mato Grosso do Sul estão acima do nível de estiagem, apresentando índice normal ou de alerta, segundo o boletim divulgado pelo (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) nesta segunda-feira (28), com base em informações da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

Desde a semana passada, os níveis elevados das águas já eram observados por meio dos dados do Cemtec.

Chuvas em MS

A possibilidade de estresse hídrico menor no Pantanal de MS durante o período de seca de 2025 é reforçada pela quantidade de chuvas registradas na última semana no Estado.

Ainda segundo o boletim, em vários pontos de Mato Grosso do Sul as chuvas dos últimos 7 dias superam a média histórica de todo o mês de abril.

No caso do Rio Paraguai, em Ladário, a média histórica do mês é de 36mm de chuvas. No entanto, apenas nos últimos 7 dias choveu 24,8 mm, o que significa 69% do esperado para todo o mês.

Já em , a quantidade de chuva registrada no Rio Paraguai supera a média mensal: choveu 108,8mm nos últimos 7 dias, sendo que a média do mês é de 96mm. O índice representa 13,3% a mais que a média esperada.

No Rio Miranda, a estação Estrada MT-738 registrou 56,2mm de chuva nos últimos 7 dias, número que representa mais da metade esperada para todo o mês de abril.

Na estação localizada na cidade de Miranda, a quantidade de chuva nos últimos 7 dias também foi considerável. Foram 30,4mm de precipitações, praticamente metade do que é esperado para todo o mês de abril, que tem média histórica de 74mm.

Nível dos principais rios de MS

Com tanta chuva, os níveis dos rios de Mato Grosso do Sul estão elevados, com destaque para o Rio Aquidauana e o Rio Miranda.

Rio Aquidauana:

  • Em Palmeiras: 449cm. Nível de estiagem: abaixo dos 105cm. Nível de alerta: acima de 450cm.
  • Em Aquidauana: 639cm. Nível de estiagem: abaixo dos 200cm. Nível de alerta: acima de 600cm.

Rio Miranda:

  • Na Estrada MT-738: 669cm. Nível de estiagem: abaixo dos 96cm. Nível de alerta: 470cm. Nível de emergência: acima de 650cm.
  • Em Miranda: 512cm. Nível de estiagem: abaixo dos 123cm. Nível de alerta: até 600cm. Nível de emergência: acima de 700cm.

Rio Paraguai:

  • Em Ladário: 233cm. Nível de estiagem: abaixo dos 52cm. Nível de alerta (de cheia): acima de 400cm.
  • Em Porto Esperança: 182cm. Nível de estiagem: abaixo dos 35cm. Nível de alerta: acima de 500cm.
  • Porto Murtinho: 513cm. Nível de estiagem: abaixo dos 184cm. Nível de alerta: acima de 640cm.

Rio Taquari:

  • Nível atual: 445cm. Nível de estiagem: 350cm. Nível de alerta: 400cm. Nível de emergência: acima dos 500cm.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias