Pular para o conteúdo
Cotidiano

Checklist do outono: saiba como se preparar para os dias de temperaturas amenas em MS

Embora haja a probabilidade de um outono mais quente este ano, tanto as temperaturas mínimas quanto as máximas começarão a despencar nas próximas semanas
Jennifer Ribeiro -
Outono
Outono em MS (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Conhecido por ser o período de transição entre as estações chuvosa (verão) e seca (inverno), o outono começou oficialmente na quinta-feira (20). É neste período que ocorrem as primeiras aproximações de massas de ar frio, vindas do sul do continente, provocando queda gradativa das temperaturas ao longo da estação.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Além disso, os dias ficam mais curtos, as chuvas são menos frequentes, e a umidade relativa do ar diminui gradativamente. Também é comum as formações de fenômenos climáticos, como nevoeiros, geadas e friagem.

Conforme o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), para o trimestre de abril/maio/junho, o outono 2025 reserva chuvas abaixo da média histórica, principalmente na metade oeste e sudeste de . Já no restante do Estado, a previsão indica irregularidades nas chuvas, podendo ficar abaixo ou acima da média histórica.

Embora haja a probabilidade de um outono mais quente este ano, tanto as temperaturas mínimas quanto as máximas começarão a despencar nas próximas semanas. Por isso, é importante que os sul-mato-grossenses comecem a se preparar para dias um pouco mais gelados, evitando surpresas quando as temperaturas começarem a baixar.

Hora de lavar os cobertores

Além de apresentar dias mais gelados, o outono é uma preparação para o inverno. Sabe aqueles cobertores mais pesados que usamos apenas uma vez ao ano praticamente? É hora de tirá-los do armário e lavá-los, aproveitando o sol para secagem completa.

Isso pode ser feito tanto em casa – caso sua máquina suporte o peso da peça – quanto em lavanderias. O ideal é que, após o uso, você embale e armazene adequadamente a peça para que ela esteja higienizada na hora do uso.

Para isso, existem algumas opções: você pode colocar o cobertor em um saco de tecido, como o TNT, ou usar sacos a vácuo para proteger o cobertor da poeira, mofo e ácaros. Importante evitar guardá-los em sacos plásticos, pois facilitam a proliferação de fungos.

Na hora de armazenar a peça, o ideal é guardá-la num armário ou cômoda que não tenha umidade. A parte de cima do guarda-roupa costuma ser o espaço mais seco para essa função. Até o inverno, abra as portas do guarda-roupa ao menos uma vez ao mês para que a área ventile. O período da manhã é o ideal.

Casacos também devem ser preparados

Casacos e blusas mais pesadas também precisam ser higienizados neste período para evitar episódios de alergia durante o uso. Neste caso, o ideal é observar quais peças precisam ser lavadas e quais devem ser expostas ao sol para arejar.

Caso o espaço que você utiliza para guardar as peças esteja úmido, o ideal é que as roupas sejam mantidas em sacos de tecido, assim como os cobertores, para evitar a proliferação de fungos. Higienizar o colchão, lavar tapetes, cortinas e roupas de cama também devem entrar no ‘checklist do outono’.

Leia também: Esfriou? Limpar roupas de frio com antecedência é truque para evitar perrengues nos dias frescos

E as vacinas, estão em dia?

Não é novidade que é neste período do ano, entre outono e inverno, que os casos de doenças respiratórias aumentam significativamente. Gripes, resfriados, rinites, sinusites e pneumonia são as mais comuns.

Conforme a (Secretaria Municipal de Saúde), somente neste ano, houve registro de 392 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em , dentre eles, 29 pessoas faleceram. Desse total, 17 eram idosos. 

Conforme o médico pediátrico da Unimed, Alberto Jorge Félix, os sintomas mais comuns dessas doenças
são tosse, febre, secreção nasal, dor de cabeça e mal-estar. Ele ressalta que a maioria dessas doenças é contagiosa, por isso os casos aumentam neste período em que ficamos por mais tempo em ambientes fechados.

Portanto, é importante adotar, já no outono, algumas medidas de saúde que preservem seu bem-estar, como: colocar as vacinas em dia, utilizar máscara em ambientes fechados, usar álcool em gel, evitar aglomeração, se alimentar bem e beber bastante água.

A Sesau pontua que as vacinas seguem disponíveis para todas as idades, em todas as 74 unidades de saúde da Capital. Conforme o Ministério da Saúde, em breve haverá a Campanha de Vacinação contra a Influenza.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados