Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chargista Milton César deixa trajetória de humor, críticas e talento

Milton morreu na manhã deste domingo (29) em um acidente de trânsito, em Campo Grande
Karina Campos -
milton césar
Milton César nasceu em Ponta Porã (Arquivo pessoal)

O chargista Milton César morreu na noite deste sábado (28), aos 55 anos, após se envolver em um acidente de trânsito na BR-163, no Colúmbia, em Campo Grande. As circunstâncias da colisão contra uma carreta estão sendo apuradas.

Milton deixa o legado do talento que transbordava em imagens carregadas de críticas sobre o cotidiano de e do mundo, além do e traços artísticos inconfundíveis.

Além da atuação de 20 anos no Jornal Midiamax, Milton também trabalhou em diversos veículos de comunicação do Estado e do Brasil, como o Folha do Povo, Revista Leia, A Crítica e Jornal O Estado. Portanto, são anos de trabalho ilustrados em milhares de charges sobre os acontecimentos.

Traços da criatividade

Em todas as charges, apesar da assinatura no canto da tela, os traços inconfundíveis de Milton César transformavam o assunto cotidiano em debate. Das mais antigas, em 2022, Milton refletiu em críticas a charge sobre o aumento da tarifa do ônibus. Das mais recentes sobre o assunto, Milton fez uma crítica ácida e humorada sobre a situação “das cavernas” dos veículos do transporte público.

Segundo o filho de Milton, Matheus Ornellas, o artista deixará uma marca eterna na história sul-mato-grossense. “Um excelente pai, marido e artista, o legado dele ficará nos nossos corações e com a forma que ele se expressava em seus desenhos. Era muito orgulhoso e gostava muito de trabalhar com o que gostava, que era a arte e sempre dizia que tinha sorte de ganhar a vida com desenho”, descreve.

A família segue com os procedimentos para o velório, previsto para a segunda-feira (29). Ainda não há informações sobre o local da despedida.

Milton
Uma das últimas artes feita por Milton (Milton César/Arquivo pessoal)

Milton nasceu em . Logo, o filho relembra que ele “brincava” de torcer para o APF (Asociación Paraguaya de Fútbol). “Como tem descendentes, fazia graça com o . Falava que o time dele é o rock and roll”.

Uma das últimas artes retratava Milton a nova idade “nas costas”. A imagem ilustra ele carregando os 55 anos, feita no dia 14 de junho deste ano.

‘Trajetória registrada’

Sócio-fundador do Jornal Midiamax, Carlos Eduardo Belineti Naegele, diz que Milton é insubstituível e será eternizado com o legado das suas artes. Ele recebeu a notícia pela manhã e conversou com os familiares do artista.

“A trajetória profissional está registrada. Ele tinha a capacidade ímpar de conseguir, através da arte e da sua sensibilidade, transformar os fatos em desenhos, que por si espelhavam com muita inteligência e perspicácia. Era um pessoa simples, mesmo com mais de 20 anos de carreira, sempre surpreendendo a cada charge. Eu brincava com ele dizendo ‘qual a pérola de hoje?’ Era um profissional que tinha prazer em trabalhar com o que gostava, vibrava a cada arte. A lembrança dele conforta nossa dor. Perdemos uma pessoa companheira de longa data e que vai fazer muita falta”, relata.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

Bolsonaro faz o menor ato na Paulista contra o STF

Semana começa com queda de temperatura e alerta de frio intenso em Dourados

Onde assistir: Fluminense e Inter de Milão disputam vaga nas quartas da Copa do Mundo de Clubes

ônibus

Ônibus do Consórcio Guaicurus estraga no Nova Campo Grande: ‘Vou chegar atrasada no trabalho’

Notícias mais lidas agora

CPI do Consórcio Guaicurus gasta R$ 140 mil com assessorias jurídica e contábil

Advogado acusa MPMS de tumultuar processo e pede ‘intervenção’ do STF

milton césar

Chargista Milton César deixa trajetória de humor, críticas e talento

Briga familiar acaba com idoso de 67 anos morto a facadas por filho em MS

Últimas Notícias

Política

Na reta final da eleição, candidatos à prefeitura de Bandeirantes começam semana divulgando propostas

A eleição suplementar de Bandeirantes acontece no próximo domingo, dia 06 de julho

Emprego e Concurso

Sesau convoca médicos para ampliar atendimentos de saúde em Campo Grande; confira

As convocações incluem médicos ambulatoriais, endocrinologista, ginecologista e clínicos gerais

Esportes

Botafogo anuncia demissão de Renato Paiva após eliminação no Mundial de Clubes

Saída acontece menos de 48 horas depois da eliminação do clube para o Palmeiras

Cotidiano

Prouni abre inscrições nesta segunda-feira

Em Mato Grosso do Sul, o programa oferta mais de 2 mil vagas em diversos cursos de universidades particulares