Boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que o trimestre de agosto a outubro de 2025 será marcado por chuvas irregulares e temperaturas acima da média. O documento com as previsões foi divulgado na tarde desta quinta-feira (10).
O boletim aponta para um cenário neutro em relação ao fenômeno do El Ninõ e a possibilidade de temperaturas acima da média histórica em Mato Grosso do Sul. Além disso, a previsão de chuva apresenta grande variação, podendo ficar abaixo ou acima da média histórica.
Apesar da previsão indicar que dias quentes estão por vir, a análise não descarta a possibilidade de frentes frias intensas, típicas do inverno, que podem ocorrer em alguns momentos.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Precipitação
Conforme o boletim, a tendência climática indica irregularidades nas chuvas, que podem ficar abaixo ou acima da média histórica. É esperada para o próximo trimestre uma variação no volume de chuvas de 200 a 300 mm em grande parte do Estado. Já nas regiões noroeste e nordeste de Mato Grosso do Sul, o volume pode variar entre 150 a 200 mm, enquanto na região do extremo sul a variação ficará entre 300 a 500 mm.
Temperatura média
A tendência climática para os próximos meses indica que Mato Grosso do Sul terá o trimestre à frente mais quente que o normal. Em relação à temperatura média, o documento indica previsão de uma variação de 24 a 26°C nas regiões noroeste e nordeste; 78 a 22ºC no extremo sul; e 22 a 24ºC no restante do Estado.
No entanto, mesmo que a previsão aponte para dias de calor, ainda haverá massas de ar frio, que deverão derrubar as temperaturas, podendo registrar valores entre 5 e 10ºC.
El Ninõ
Em relação ao fenômeno El Niño, o boletim indica que há 56% de chance do clima ficar em situação neutra em Mato Grosso do Sul, sem sofrer uma alteração diretamente ligada ao fenômeno. Além disso, o documento orienta que o clima não depende apenas do El Niño, podendo ser influenciada também por outros fatores, que ajudem a definir como o clima vai se comportar no Estado.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***