O CCZ (Centro de Controle de Zoonose) de Campo Grande confirmou mais um caso de morcego contaminado com raiva nesta terça-feira (30/06). Dessa forma, chega a oito o número de casos confirmados na Capital, sendo o mais recente registrado na Vila Jacy. A confirmação de mais um caso serve de alerta para a população. Por isso, a entidade emitiu um alerta sobre como agir ao se deparar com um morcego com aparência fora do comum.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Primeiramente, é indicado evitar contato com morcegos quando os encontrar nas residências, isolando-os com panos ou baldes, por exemplo. Se o animal estiver morto, a orientação é recolhê-lo com uma pá de lixo e colocá-lo em uma sacola. Em ambos os casos, deve-se ligar para o CCZ pelo telefone (67) 3313-5000.
As orientações principais são: não toque no morcego em hipótese alguma; isole a área, cobrindo o animal com um balde ou um pano — isso impede que outros animais da casa se aproximem; ligue para o CCZ o mais rápido possível, a fim de fazer o recolhimento do morcego e encaminhá-lo para análise laboratorial.
Veterinária do CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha explica que não há motivos para a população entrar em pânico, pois nem todos os animais encontrados livres, na natureza, representam perigo ou risco de atacar os moradores, tampouco são suspeitos de contrair a doença. “Os únicos que representam perigo são os encontrados em situação atípica, caídos, imóveis, ou quando entram nas casas”.
Além disso, os morcegos são animais protegidos pela Lei Federal n° 9605, de fevereiro de 1998, e sua eliminação indiscriminada é crime contra a natureza.
Orientações
Não toque em morcegos, vivos ou mortos. Se encontrar um, acione o CCZ.
- Mantenha a vacinação contra a raiva dos seus pets em dia. Ela é gratuita!
- Qualquer tipo de contato com morcego, procure imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima.
- Em caso de dúvidas ou para informações sobre morcegos suspeitos, entre em contato com o CCZ: 3313-5000.
O CCZ não realiza:
- Captura de morcegos em locais altos;
- Desalojamento;
- Higienização de telhados e outras áreas habitadas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***