A CCR MSVia realizou 468 atendimentos a veículos com problemas mecânicos ou elétricos ao longo da BR-163/MS, durante operação especial no feriado de Páscoa e Tiradentes. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (23), e é referente a atendimentos realizados entre os dias 17 e 22 de abril.
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As maiores ocorrências foram as panes mecânicas, totalizando 324 atendimentos. O número representa o aumento de 12% em comparação com o registrado no mesmo período, em 2024.
Também foram registrados 15 casos de panes elétricas, 70 ocorrências de pneu furado, 19 de pane seca, 24 de super aquecimento do motor e outros 16 registros de bateria descarregada.
De acordo com o gerente de operações da CCR MSVia, Fabio Oliveira, os números chama a tenção de motoristas para a importância de revisarem seus veículos antes de viajarem.
“As panes não representam apenas problemas para as viagens dos ocupantes, mas risco sério de acidentes. Um veículo que para de repente na pista, por problemas mecânicos, aumenta significativamente os riscos de uma colisão traseira, por exemplo. E uma viagem que poderia ser prazerosa se transforma em um transtorno para o motorista e acompanhantes, isso se não envolver consequências mais graves”, explica.
Evite acidentes
A Concessionária recomenda que, antes de pegar a estrada, o motorista verifique se há boas condições gerais do motor do veículo, o funcionamento do pisca-pisca, das lanternas dianteiras e traseiras, regulagem dos faróis e as condições das palhetas do limpador de para-brisa.
Também é necessário verificar os níveis da água do radiador e do combustível, o estado dos pneus e sua calibragem adequada, o estepe, triângulo, macaco e chave de roda e, também, os níveis do óleo do motor, do freio e da direção.
O veículo também precisa estar com a documentação em dia e o motorista estar devidamente habilitado. Se estiver viajando com crianças com até 10 anos, é indispensável o uso da cadeirinha ou o assento de elevação apropriados. Todos os ocupantes do veículo precisam usar o cinto de segurança ao longo de toda a viagem.
Socorro na estrada
Os condutores que trafegam pela BR-163/MS podem procurar auxílio em uma das 17 Bases Operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário, localizadas em pontos estratégicos ao longo dos 845,4 quilômetros da rodovia, nos seguintes locais:
- Mundo Novo (km 27,6 – Norte)
- Itaquiraí (km 80,9 – Sul)
- Naviraí (km 128,6 – Sul)
- Juti (km 179,6 – Norte)
- Caarapó (km 224,3 – Sul)
- Dourados (km 285,2 – Sul)
- Rio Brilhante (km 331,8 – Sul)
- Nova Alvorada (km 381,4 – Sul)
- Anhanduí (km 427,1 – Norte)
- Campo Grande (km 478,5 – Norte)
- Jaraguari (km 534,6 – Sul)
- Bandeirantes (km 577,9 – Norte)
- São Gabriel do Oeste (km 629,1 – Norte)
- Rio Verde de Mato Grosso (km 678,1 – Norte)
- Coxim (km 740,7 – Sul)
- Pedro Gomes (km 778,4 – Sul)
- Sonora (km 822,2 – Norte).
A concessionária conta com uma estrutura operacional composta por 82 viaturas à disposição dos usuários da rodovia. Entre os veículos, estão 17 ambulâncias-resgate, sendo cinco delas unidades móveis de suporte avançado, além de oito guinchos pesados, 17 guinchos leves, 19 viaturas de inspeção de tráfego e 11 caminhões de serviço.
O monitoramento da rodovia é feito a partir do Centro de Controle Operacional, localizado em Campo Grande (MS), que acompanha em tempo real as imagens de 477 câmeras distribuídas ao longo da BR-163. Esse sistema garante mais agilidade no acionamento de recursos e reforça a fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A CCR MSVia também utiliza 18 painéis fixos e 17 painéis móveis de mensagens variáveis, instalados em pontos estratégicos. Esses dispositivos permitem informar os motoristas, em tempo real, sobre ocorrências no tráfego e veicular mensagens de conscientização sobre segurança no trânsito.
Fale com a CCR MSVia
Os clientes podem acionar o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) por meio do Disque CCR MSVia, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800 648 0163, de forma gratuita, incluindo ligações de telefones celulares e WhatsApp.
O número também pode ser usado para informações das condições de tráfego, sugestões, críticas e elogios. Mais informações podem ser consultadas pelo site da empresa.
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